quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Comunicação social/“ Assédio sexual é uma realidade na classe jornalística guieneense”, diz Noémia Gomes da Silva

Bissau, 26 Jan 22 (ANG) – A jornalista Noémia Gomes da Silva afirmou  terça-feira que o assédio sexual é uma realidade na classe jornalístíca guineense.

Noémia Silva que falava na qualidade facilitadora na cerimónia de encerramento do seminário de restituição sobre a “ Segurança das mulheres jornalistas e igualdade de género na profissão”, disse que o assédio sexual é praticado tanto por parte dos colegas  de profissão como por dirigentes políticos e deplomáticos,  no terreno.

Garantiu que a única  forma de o combater  é fazer a denúncia junto do sindicato, nos locais de trabalho e nas instituições protetoras das mulheres.

“ As mulheres são seduzidas nos locais de trabalho e muitas por não aceitarem assumir uma relação ou ceder aos desejos do responsavél máximo do órgão,“disse por seu lado Ana Sá, que interveio na cerimónia em nome das colegas participantes.

Por iniciativa do Sindicato Nacional dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social(Sinjotecs) um grupo de mulheres jornalistas debateram terça-feira, em Bissau,a prática de assédio sexual na profissão situação que o Secretário-geral do Sinjotecs, Diamantino Lopes diz ser um problema já identficado por esta organização da classe jornalística.

 À propósito, o Sinjotecs,segundo Diamantino, vai elaborar um projecto para dar resposta aos incidentes registados.

Garantiu que vão continuar a trabalhar neste projeto que terá um ciclo contínuo, por ser uma situação rotineira.

Durante os dois dias de formação, os cerca de 20  mulheres jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social públicos e privados foram capacitadas com conhecimentos nos domínios de segurança das mulheres jornalistas e igualdade de género na Comunicação Social.

ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário