quarta-feira, 12 de janeiro de 2022


Artesanato
/Diretor-geral perspectiva criação de Câmara Nacional de Artes e Ofícios no país

Bissau, 12 Jan 22 (ANG) – O Diretor-geral de Artesanato disse prespestivar para o ano a criação de uma Câmara Nacional de Artes e Ofícios da Guiné-Bissau, uma vez que o país está a perder o seu espaço a nivel da concertação regional, nomeadamente da UEMOA.

Fodé Darame fazia , esta quarta-feira , para a  ANG o balanço do ano findo que considerou do positivo por, criar, em cinco regiões administrativas, Antenas Regionais, que permitiu melhor  organização da classe artesã guineense.

ʺEnquanto não temos aquela estrutura sólida que é a Câmara Nacional de Artes e Ofícios, o país vai continuar a reboque e a ficar ao Deus  dará. O Governo está a criar condições para a modernização da Feira de Artesanato, actualmente instalado nos Coqueiros, em Bissau”, disse.

Disse que a Feira de Artesanato deve entretanto ser transferida para outro local, concretamente em frente à Direção Geral das Alfândegas de Bissau, em cumprimento de uma decisão do Conselho de Ministros, tomada em 2017.

Para aquele responsável, o desenvolvimento do artesanato não deve se limitar a modernização da Feira Artesanal, mais sim abranger todas as oficinas de atividade artesanal que existem na Guiné-Bissau, para estrem em condições de fazer produções internas e sua comercialização.

ʺCriada a Câmara de Artes e Oficios, vai no faltar a aprovação de  dois instrumentos fundamentais, nomeadamente o Regime Jurídico do Artesão e Estatutos de Empresas Artesanais, ao nível do Conselho de Ministros”, salientou.

Segundo Darame, a aprovação desses documentos   vai permitir o regresso de ofícios cujo o exercício é cobrado  por uma instituição que diz não querer revelar, mas que  afirma não ter competência para fazer as cobranças que tem estado a fazer.

“A estruturação destes documentos vai poder vedar a referida instituição de atos de combrança que realiza junto dos seus contribuintes, nomeadamente ferreiros, pedreiros, seralheiros, cabelereiros, mecânicos, sapateiros entre outros oficios que estão debaixo da tutela da Direção Geral do Artesanato”. referiu. 

Disse que, 2022 vai ser o ano em a sua instituição vai trabalhar de mãos dadas com duas ONGs parceiras, nomeadamente IANDA GUINÉ e  Ação para Desenvolvimento (AD) para permitir a realização de várias  ações de formação no domínio do artesanato. ANG/MI/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário