segunda-feira, 17 de janeiro de 2022


Transportes marítimos
/”Empresa grega”MAC” prevê contrução de um estaleiro naval no país” diz o ministro dos Transportes e Comunicações

Bissau,17 Jan 22(ANG) -  O Ministro dos Transportes  e Comunicação disse recentemente  que a empresa grega Maritime Activity consultant  (MAC) prevê a construção de  um estaleiro naval  numa das zonas costeiras do país.

Augusto Gomes disse o referido estaleiro deverá utilizado não só para reparação de navios mas tambem para descarga de pescado.

Gomes falava na cerimónia de encerramento do curso de capacitação  de 12 técnicos nacionais em matéria de registo internacional e embandeiramento.

Aquele governante  disse que, com o registo internacional e embandeiramento de navios de carga de longo curso, a Guiné-Bissau  vai poder realizar  algumas receitas para o Tesouro Público no âmbito das Convenções que regulam o setor dos transportes marítimos, que aguardam ratificação pelas entidades competentes nacionais.

O governante lamentou que o país não tem estado a explorar essa possiblidade de fazer receitas pela utilização das águas guineenses, devido a não ratificação dessas convenções, um total de 14.

Explicou que estão a trabalhar  para o efeito , para se poder  reforçar a capacidade de angariação de receitas do Estado guineense.

Adiantou que o registo de navios  inicia no próximo mês de Fevereiro, depois de terminada, este mês, toda a tramitação exigida em relação a documentação necessária.

Se tudo correr como previsto, segundo Augusto Gomes, a Guiné-Bissau passa  a poder arrecadar, no   mínimo, 500 mil dólares, anualmente.

Questionado para quando o país poderá  ter seu próprio navio com sua bandeira  respondeu que era para ser em Janeiro deste ano, mas que, com  a situação da Covid-19, o processo se atrasou.

 “Já concluimos todo o processo e os documentos já foram depositados no Ministério dos Negócios Estrangeiros, só falta ser  transitados para a Organização Marítimo Internacional(IMO)”, disse o governante. ANG/JD//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário