quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Governação/Presidente da República remodela governo com a nomeação de cinco novos membros 

Bissau, 27 Jan 22(ANG) - O Presidente da República remodelou, sob proposta do Primeiro-ministro o elenco governamental com a exoneração de vários ministros do executivo de Nuno Gomes Nabiam e nomeação de cinco novos membros.

De acordo com o decreto presidencial enviado na noite de quarta-feira à ANG,  o Presidente da República  nomeou  novos titulares para os Ministérios dos Transportes e Comunicações, da Educação Nacional, da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, Justiça e Direitos Humanos e Ensino Superior e Investigação Ciêntífica.

Em consequência dessa remodelação  fica alterada a estrutura orgânica do Governo com a extinção das Secretarias de Estado da Ordem Pública e da Gestão Hospitalar, a divisão, em dois, do ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica e criação da Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

O Presidente Umaro Sissoco Embaló nomeou Teresa Alexandrina da Silva, ex-diretora nacional da Polícia Judiciária, ministra da Justiça e Direitos Humanos, Aristides Ocante da Silva, exonerado da função do Conselheiro Político de Chefe de Estado, vai agora desempenhar as funções de ministro dos Transportes e Comunicações, Abas Djaló, que até a sua nomeação era o diretor-geral do Comércio passa a desempenhar as funções de ministro da Educação Nacional.

Timóteo Saba M’Bunde, que exercia o cargo de reitor da Universidade Amílcar Cabral é nomeado ministro do Ensino Superior e Investigação Científica, Cirilo Mama Saliu Djaló, deixa o Ministério da Educação  para o Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, cujo o ex-titular, Tomané Baldé, acaba de ser nomeado Alto Comissário para Luta Contra a Covid-19, e Augusto Gomes deixa de ser ministro dos Transportes e Comunicações para ocupar-se da pasta de ministro da Cultura, Juventude e Desportos.

Ao nível das  secretarias de Estado, Fernando Dias deixou a Juventude e Desportos e vai ocupar a Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, uma nova estrutura criada pela nova orgânica.

A nova orgânica do Governo conta com 32 membros, inclusive o gabinete do Vice primeiro-ministro, sendo 24 ministérios e 8 Secretarias de Estado. Os restantes membros do Governo foram mantidos nas funções. ANG/ÂC//SG

1 comentário:

  1. Unde secretaria de estado da descentralizacon necessario pa trabadja exclusivamente pa pudi realiza eleicoes autarquicas ?

    ResponderEliminar