terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Sociedade Civil/FOSCAO pede CEDEAO para rever sanções impostas ao Mali

Bissau, 25 Jan 22 (ANG) - O Coordenador Nacional de Fórum da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO) apelou esta terça-feira a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para rever as sanções impostas ao Mali, por não cumprimento do calendário eleitoral.

natureza extrema e desproporcionada das sanções que correm o risco de acentuar o sofrimento das populações já duramente atingidas pelas crises sanitárias, de segurança económicas que abalam o Mali.

Guerry Gomes falava em conferência de imprensa esta terça-feira em reação  as sanções económicas e financeiras impostas pelos Chefes de Estado da CEDEAO e da União Monetária da África Ocidental (UEMOA) contra o Mali, nas cimeiras extraordinárias realizadas em Acra, (Gana) a 9 de Janeiro de 2022.

Acrescentou que as referidas sanções são desproporcionadas e serão capazes de acentuar o sofrimento das populações que já sofriam de crises sanitárias e de insegurança que abala o Mali.

“Tal como estão, só irão degradar ainda mais a situação já precária das populações do Mali em todos os aspetos e acentuar o sofrimento anti CEDEAO que parece estar a emerger entre os Povos da África Ocidental” sustentou Gomes.

Aquele responsável frisou que, a vulnerabilidade económica é  terreno fértil para o terrorrismo na região.

“As atuais sanções só empobrecerão ainda mais a população do Mali, em geral, as mulheres e os jovens em particular. Populações empobrecidas cujas condições de vida já são deploráveis apenas as empurrarão para os braços dos recrutadores terrorristas e dos recrutadores de migração irregular”, diz Gomes Lopes.

Apelou à Comissão da referida Comunidade e à Conferência de Chefes de Estados e de Governo para que estabeleçam uma verdadeira cultura de democracia e boa governação nos Estados-Membros da região da África Ocidental, a fim de pôr termo à propensão para manipular Constituições na busca de mais de dois mandatos, que segundo o Fórum, constitui um terreno fértil para golpes militares na região.

Guerry Gomes Lopes convida às autoridades de transição  maliana a propor um período de transição razoável e aceitável, com uma melhor explicação do conteúdo da transição, tendo em conta as profundas aspirações e expetativas do Povo maliano.

FOSCAO convidou ainda  as autoridades de transição a manterem os canais de discussão com a CEDEAO visando  explicar melhor as suas intenções e o seu cronograma de transição, a fim de se chegar à uma solução pacífica.

O fórum apela à CEDEAO e a todos os intervenientes na crise do Mali para assegurarem a paz nesse país, favorecendo métodos de resolução pacíficos de disputas, tais como, bons ofícios, mediação, conciliação e facilitação com base no diálogo, negociação e arbitragem.

O FOSCAO insta a Sociedade Civil africana a apoiar os irmãos e o Povo maliano e a serem atores da paz na crise que abala esse país e a região da África Ocidental, encorajando ao mesmo tempo aos governos da região a levarem a sério a miséria do Povo maliano.

De acordo com o Coordenador Nacional de FOSCAO,  conferência de imprensa com o mesmo propósito terão lugar  em todos os países da Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental. ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário