segunda-feira, 17 de janeiro de 2022


Ensino Público
/Confederação das Associações dos Alunos das Escolas Públicas e Privadas exige demissão do Ministro da Educação

Bissau, 17 Jan 22 (ANG) – A Confederação das Associações dos Alunos das Escolas Públicas e Privadas da Guiné-Bissau (CAAEPPGB), exigiu hoje a demissão do ministro da Educação e Ensino Superior, para, diz a associação, salvar o  sistema educativo no país.

Em conferêcia de imprensa, o presidente da CAAEPPGB, Alfa Umaro Sów, sustentou que  é urgente dimitir o actual ministro da Educação e Ensino Superior porque “desde  que foi nomeado para o referido cargo nada fez para dinamizar o sector, para além das dívidas acumuladas com professores”.

Segundo Alfa Sów, caso o Primeiro-ministro não dimitir o actual ministro da Educação e Ensino Superior, a CAAEPPGB irá promover uma marcha para bloquear o funcionamento do Ministério de Educação.

“É de conhecimento de todos que sucessivas dívidas entre o governo e os professores provocaram ondas de greves nas escolas públicas, e em vez de o ministro preocupar com isso, preocupou apenas com o reforço de números dos professores no sector, promovendo assim dívidas e incentivando greves na Educação”, disse o responsável máximo de CAAEPPGB.

O Presidente da CAAEPPGB anunciou que, neste ano, a sua Associação, em colaboração  com  outras associações que trabalham no mesmo campo, e os parceiros do desenvolvimento, promoverão uma Conferência Nacional, com o objectivo de  salvar o sistema educativo no país.

O evento, segundo Só, vai decorrer sob o lema “Transformar a crise numa oportunidade de repensar o nosso sistema educativo”, e deve começar nas regiões e terminar em Bissau.

“No evento serão debatidos todos os problemas que afectam o ensino no país, e elaborado uma estratégia para mudar o paradigma actual”, disse Sów.

 ANG/LLA/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário