quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Saúde Pública/Ministro das Finanças revela que o Governo vai investir cerca de 749 milhões de fcfa na reabilitação do HNSM

Bissau, 19 Jan 22 (ANG) – O ministro das Finanças revelou terça-feira que o Governo vai investir cerca de de 749 milhões de fcfa, para a reabilitação do Hospital Nacional  Simão Mendes(HNSM).

 Em declarações à imprensa, no final da visita que efectuou conjuntamente com o Chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló, ao maior estabelecimento sanitário do país, João Aladje Mamadu Fadia revelou que já está pago a aquisição de uma fábrica de óxigenio indicado pelo Ministro de Saúde Pública, no valor de 250 milhõesfcfa, com caracteristicas de produção de 106 garafas por dia.

Acrescentou  que, no momento, o Governo conseguiu reativar uma fábrica de óxigenio que se encontrava paralizada, e que  produz 12 garafas de óxigenio por dia.

“Também fomos apresentados as dificuldades com que o Centro de Medicina Legal atravessa, e na base da política de garantir boa saúde para todos, demos resposta imediata a este Centro, criando as condições necessárias para permitir o Dr Abú efectuar o seu trabalho, cabalmente, e neste mesmo Centro, construimos câmaras de conservação de corpos, com 13 gavetas”, explicou o governante.

Segundo o titular da pasta das Finanças,  também foi disponiblizado ao  mesmo Centro um automóvel todo terreno, para transportar os doentes necessitados e ainda  outro carro para transportar o pessoal, ambos no valor de  200 milhões de fcfa.

“Em relação as diferentes missões médicas que o país tem acolhido ao longo dos tempos para dar assistência médica a população , o governo já gastou cerca de 95 milhões de fcfa”,disse Mamadu Fadia.

De acordo com o ministro, o governo  gasta mensalmente 38 milhões e meio de fcfa para garantir três refeições por dia para cada paciente no HNSM.

João Aladje Mamadu Fadia sustentou ainda que, o governo criou condições para oferecer medicamentos gratuítos aos pacientes na situação de urgência, e de igual modo isentou de pagamento de operações cirúgicas no bloco operatório de HNSM aos  pacientes.

Por seu turno, o ministro de Saúde Pública, Dionisio Cumba agradeceu o Chefe de Estado e o Governo, pelos esforços que estão a dar para dinamizar o sector de saúde, e prometeu trabalhar para colmatar  as dificuldades que o sector enfrenta.

Quanto ao processo de efetivação e as dividas contraídas com  alguns técnicos de saúde, Dionisio Cumba disse  que o governo já se engajou em resolver esse assunto com máxima urgência, e que, em breve, o dinheiro estará na conta de cada técnico.ANG/LLA/ÀC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário