terça-feira, 18 de janeiro de 2022

   França/Candidato à presidência  condenado a multa por insultar imigrantes

Bissau, 18 Jan 22(ANG) - Éric Zémmour, candidado à presidência francesa nas eleições de abril de 2022, foi condenado hoje pelo Tribunal Correcional de Paris a pagar uma multa de 10 mil euros por ter insultado imigrantes menores de "ladrões" e "assassinos".


O comentador político e agora candidato às eleições presidenciais francesas, Éric Zemmour, foi hoje condenado a pagar 10 mil euros por ter dito que os jovens imigrantes que chegam a França são "ladrões, assassinos e violadores". 

Estas acusações foram feitas pelo candidato em setembro de 2020 no canal de televisão francês CNews. Uma queixa foi apresentada por diversas associações anti-racismo e hoje Eric Zemmour foi condenado por ser "cúmplice de provocação ao ódio racial e ofensa racista" contra os menores isolados imigrantes.

Em comunicado, o candidato presidencial diz que esta decisão é "ideológica e estúpida". Como Presidente, quer terminar com este regime que considera não dar liberdade de expressão aos franceses.

Já a juíza descreveu que Zemmour não cometeu "um erro de linguagem", como a defesa alegava, mas que o candidato visava realmente os imigrantes , utilizando muitas vezes mescanismos de ódio como generalizações e o medo do outro para incitar ao racismo.

Os advogados de Éric Zemmour já disseram que o comentador vai recorrer da decisão.

Esta é mais uma condenação de Eric Zemmour nos tribunais franceses, tendo já sido condenado duas vezes por incitação ao ódio contra muçulmanos e racismo. Outros processos ficaram pelo caminho, tendo sido rejeitados pelos tribunais franceses.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário