sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Dia dos heróis nacionais/Presidente da República anuncia envio de contingente guineense  para força de alerta da CEDEAO

Bissau, 21 Jan 22(ANG9 – O Presidente da República anunciou quinta-feira que brevemente o país terá um contingente que irá integrar a força de alerta da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Umaro Sissoco Embaló falava após a deposição de coroas de flores  nas campas de Amílcar Cabral e de Nino Vieira no aquartelamento dAmura. 

Na ocasião,   o chefe de Estado reconheceu e valorizou  todos os que de uma forma direta ou indireta contribuíram para a libertação  da Guiné-Bissau do  jugo colonial.

Questionado sobre alegadas  reivindicações   de alguns combatentes que dizem que seus sacrifícios de luta não são  reconhecidos pelas autoridades,  respondeu que ninguém vai a luta para trazer factura, mas que sim é um “ato de patriotrismo”.

O Presidente Sissoco pediu aos políticos  para deixarem de politizar a história dos combatentes, “porque durante a luta ninguém recebia salário” e reterou que  o Estado tem um compromisso  e dívida moral   para com os comabtentes da liberdade da Pátria.

Criticou  que a Guiné-Bissau é o único país no mundo onde o número dos antigos combatentes aumenta cada vez mais, em vez de diminuir.

O chefe de Estado guineense disse vai assumir o processo dos antigos combatentes visando a melhoria das suas condições de vida.

ANG/JD/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário