sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Solidariedade social/Governo doa arroz e óleo alimentar à casas de acolhimento de crianças em Bissau

Bissau,14 Jan 22(ANG) – O Governo, através do Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social doou hoje 300 sacos de arroz e 42 caixas de óleo alimentar à seis casas de acolhimento de crianças da capital Bissau.

As instituições beneficiárias são, Lar Betel, Casa Francisco Assis, AGRICE, Casa Samory, AMIC e Casa Sampeiro em que cada um recebeu 50 sacos de arroz e 7 caixas de óleo alimentar respectivamente.

No acto da entrega do referido donativo, a ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social disse que as instituições beneficiárias desempenham  o papel de complemento ao Governo no que diz respeito ao acolhimento das crianças mais carenciadas, em diferentes situações, dentre as quais órfãos, raparigas vitimas de violência, que fogem de casamento forçados entre outros males.

Maria da Conceição Évora  sublinhou que o Governo tem o componente de lhes prestar apoio de forma a poderem continuar a ajudar as pessoas que acolhem.

“Todos sabemos que até agora o Governo da Guiné-Bissau não tem um centro de acolhimento, mas dispõe de parceiros que têm Casas de Acolhimento”, disse.

A governante afirmou que neste quadro estão cientes das dificuldades com que as mesmas se deparam e agravadas com o período da pandemia que assola o país há dois anos e que acrescem as suas dificuldades.

Perguntada  se o donativo não será alargado para as regiões do país, Maria da Conceição Évora explicou que iniciaram com as Casas de Acolhimento cuja maioria se encontra em Bissau mas que,  posteriormente, vão alargar para as outras existentes no interior,e ainda para  as populações mais carenciadas.


Por sua vez, o Presidente da Associação Guineense de Reabilitação de Cegos(AGRICE), em nome dos beneficiários, disse que ficaram com uma sensação de satisfação.

Pedro Cabral salientou que ter um Lar de Acolhimento que vai oferecer de comer, assistência médica e educação, é uma tarefa bastante complicada, acrescentando que o  gesto governamental vai minimizar os seus esforços em termos de estruturas de custos.

“Para nós é um grande gesto e por isso louvamos o Governo através do Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social que tem apoiado a camada mais vulnerável da população.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário