sexta-feira, 28 de janeiro de 2022


Governação
/Presidente da República confere posse à oito membros de Governo

Bissau, 28 Jan 22 (ANG) – O Presidente da  República conferiu hoje posse à oito membros de governo e ao alto comissariado para luta contra a Covid-19, na presença do Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam.

Trata-se de novas nomeações resultantes da remodelação governamental realizada na quarta-feira, dia 26.

Na ocasião, Umaro Sissoco Embaló disse que a questão da remodelação muita das vezes não significa que a pessoa cometeu erro onde está mas que  visa  levar  valências de onde estava para onde a pessoa vai.

ʺMuitos que aqui estão já passaram por outros ministérios e tudo o que fizeram onde estavam têm que fazer mais e melhor para onde vão agora. Os homens têm de aprender sempre e capacitar uns aos outros”, disse.

Umaro Sissoco Embaló declarou  que  a dinâmica  de combate a corrupçao é permanente, e avisou que vai estar vigilante e que o primeiro-ministro vai estar ainda mais vigilante nessa luta.

“O exercício do bem de Estado é para toda a gente, e a Guiné-Bissau precisa de mais  e mais, tendo em conta que passamos quase 50 anos sem nada  e a nossa geração não deve falhar”, disse.

O Presidente da República disse que a sua ambição é ter as universidades em todas as regiões da Guiné-Bissau e garantiu total apoio ao novo ministro  do Ensino Superior e Investigação Científica à quem  advertiu sobre a  importante tarefa que vai desempenhar, uma vez que  saiu de reitoria da Universidade para ocupar aquela função.

Desafiou ao novo titular do Ensino Superior para até final de 2022 ter universidades ou escola superiores da educação por todo o canto do país  e colocar pessoas com nivel e qualidade.

O cjege de Estado prometeu  estudar mecanismos para construir universidades com residências para estimular as pessoas a irem à escola.

Disse que, a juventude, desporto e cultura  não devem limitar-se à Bissau e  pediu ao primeiro-ministro para criar condições para que essa actividade ande ao nivel nacional ou pelo menos nas grandes regiões.

ʺÉ importante, muitas das vezes esquecemos a juventude, mas é ela a força motora de qualquer desenvolvimento. Hoje vemos jovens sentados nas bancadas, é pena,  porque  não têm nada para fazer.Penso que até final de Março vão ter algo para me apresentar em termos de alternativas para a juventude”, disse.

 Umaro Sissoco Embaló disse que vai sempre estar nas costas dos responsaveis das áreas da educação, Ensino Superior e Juventude, Cultura e Desportos porque este ano têm  um desafio para serem melhor  e conseguir a paz a evitar greves nestes sectores.

Foram empossados nas suas funções os ministros da Educação, Abas Djaló, do Ensino Superior e Investigação Cintífica, Temóteo Saba Mbundé, dos Transportes e Comunicações, Aristides Ocante da Silva, da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, Cirilo Mamasaliu Djaló, da Juventude, Cultura e Desportos, Augusto Gomes, da Justiça e Direitos Humanos, Teresa Alexandrina da Silva, e os Secretários de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Florentino Dias e da Ordem Pública, Augusto Kabi.ANG/MI/ÀC//SG  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário