sexta-feira, 28 de janeiro de 2022


Agricultura
/Governo lança projecto de apoio a Inclusão Financeira das Mulheres e Jovens nas fileiras de caju, frutas e legumes

Bissau, 28 Jan 22 (ANG) – O Governo guineense procedeu ao lançamento oficial do Projecto de Apoio a Autonomização e Inclusão Financeira das Mulheres e Jovens nas fileiras de caju, frutas e legumes, financiado pelo Banco Africano do Desenvolvimento (BAD).

Na cerimónia de lançamento, o ministro de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marciano Silva Barbeiro disse que o  referido projecto, é um intrumento que irá contribuir para o empoderamento económico e criação de empregos sustentáveis para as mulheres e jovens na Guiné-Bissau.

“O projecto nasceu de uma vontade  do Governo da Guiné-Bissau, para sustentar as conquistas no sector ao longo dos anos e dos seus esforços de reduzir as dificuldades  com as quais se deparam as mulheres e jovens”, disse o títular da pasta de Agricultura.

Segundo o ministro, o lançamento do projecto, marca uma importante étapa na implementação das políticas que visam o alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável até 2030.

“Com um montante global de 5 milhões de Unidades de Conta, ou cerca de 4 mil milhões de FCA, o projecto alinha-se na estratégia alimentar nacional do país que incide à volta do programa e das acções especificas dentro dos subsectores de valorização da produção hortícola de fruta e legumes, construções de infraestruturas rurais e gestão de recursos naturais”, sustentou.

De acordo com Marciano Silva Barbeiro, o projecto foi construído na base de uma parceria público-privada, e permitirá  profissionalizar 100 cooperativas de mulheres de micro e pequenas empresas, e oferecer oportunidades de formação e de inserção a 300 rapazes e meninas, e de igual modo capacitar 05 especialistas no processamento de produtos agrícolas.

“Para completar o dispositivo será aberto um fundo de financiamento  ou linha de crédito de mil milhões de unidade de contas ou seja 780 milhões de fcfa e criados espaços infantis para a saúde e educação de crianças, instaladas nas unidades de produção”, acrescentou.

Em representação da Associação de Mulheres nas Actividades Económicas (AMAE), Mariama Danfa disse que as mulheres sofrem de diversas discriminações no domínio de  capacitação, emprego e assim como nas oportunidades, posições de poder e líderança.

“Atendendo as necessidades actuais feminina no país, a AMAE realizou um estudo diagnóstico sobre as condicionantes de acesso ao crédito e financiamento por parte das mulheres empreendedores das zonas hurbanas e rurais da Guiné-Bissau”, disse Danfa, uma das beneficiária do projecto.

Acrescentou  que, tendo em conta a sua representatividade no país,as mulheres contribuirão bastante para autonomização económica, e criação de emprego para o desenvolvimento do país.

O Director-geral Adjunto do Banco Africano do Desenvolvimento (BAD) Gilberto Ribeiro agradeceu a todos os intervenientes que trabalharam para que o projecto tornasse hoje uma realidade, e prometeu, em nome da sua Instituição, continuar a apoiar a Guiné-Bissau enquanto parceiro de desenvolvimento, em diferentes problemáticas que afectam a sua população.ANG/LLA/ÂC//SG           

  

Sem comentários:

Enviar um comentário