quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Saúde/Ministro perspetiva transformar o Hospital de Bubaque num centro de referencia regional

Bissau, 13 Jan 22 (ANG) – O ministro de Saúde Pública disse perspetivar para este ano a transformação do Hospital de Bubaque num centro de referência regional, para  dar  maior resposta as necessidade de assistência sanitária às ilhas de Bijagós.

Dionísio Cumba que falava,  quarta-feira, à ANG das perspetivas do  Ministério para o ano em curso,  disse ainda que,  Caravela, por ser uma ilha isolada mas com potencial turístico, precisa mudar de categoria, neste caso, de tipo C para A, para assim ter  maior número de camas e até de um bloco operatório.

“Nas zonas onde temos centros de saúde que devem sair da categoria C para A, são zonas insulares que devem ser integradas nas acções de sustentablidade do turismo na área”, disse.

O governante salientou que não se pode ter uma zona onde os turistas fequentam sempre e não dispõe de hospital adequado, adiantando que,  Caravela precisa sair do centro tipo C diretamente para A e de Bubaque para Hospital Regional.

Explicou que hospitais tipo C são centros de saúde que têm pouco internamento e que atende apenas  casos de observação.

Ao nível nacional, segundo o ministro, mais  centros  de saúde serão abrangidos por essas mudanças de categorias.

Na lista de mudança de C para A figuram os centros de Bolama, Cossé, Sonaco, Bissorã e Quebo,que passam a ter bloco operatório, dado o número de população que têm,  que  exige que sejam feitas estas alterações.

Dioníso Cumba reiterou  que o Ministério está a trabalhar para poder melhorar a situação de assistência sanitária nas ilhas, à luz do último comunicado da cadeia privada da televisão americana (CNN) que escolheu os Bijagós como meta turística a ser visitado este ano.

O governante defende que  é preciso que todos os técnicos entendam que o país tem  dificuldades e seus problemas, e  que existem há muitos anos, pelo que é preciso  trabalhar para ultrapassar essas dificuldades com o esforço de todos.

“Devemos ser pagos sim, mas devemos saber que o salário atrasado pode ser recompensado a qualquer momento, mas a vida perdida não se pode recuperar. Por isso, é bom ponderarmos as vezes as nossas decisões. Sei que o desespero, muitas vezes, nos leva a fazer algo, mas se sentarmos e refletir podemos encontrar soluções”, sublinhou.

Em relação às máscaras oferecidas pela Associação dos Leigos de Guimarães à Guiné-Bissau, aquele responsável disse que já foi instruída uma comissão que vai trabalhar para evitar com que essas máscaras fossem parar em mãos alheias desviando do destino  da sua doação que é o Povo da Guiné-Bissau.

“Já falei  com COES(Centro de Operação e Emergência em Saúde) e vamos ter uma reunião na próxima terça-feira onde vamos delinear uma estratégia de distribuição dessas máscaras e acho, por bem, que temos que fazer uma semana de prevenção”, disse.

Informou que, esta semana de prevenção deve ser acompanhada com vacinação, na qual, haverá pessoas que vão distribuir  máscaras a todos os cidadãos que estão no mercado ou em sítios de aglomerações, de uma forma continuada.

Cumba defendeu a necessidade de haver  um cerco sanitário forte em Bissau para poder cortar a cadeia de transmissão, que segundo ele, está a subir após o período de festividade. ANG/DMG/ÀC//SG   

Sem comentários:

Enviar um comentário