terça-feira, 2 de setembro de 2025

     
Sociedade/
41 estudantes guineenses retidos em Lisboa já foram libertados

Bissau, 02 set 25(ANG) – 41 estudantes guineenses retidos por mais de 72 horas no Aeroporto Humberto Delgado de Lisboa, foram libertados no final da tarde de segunda-feira.

De acordo com a Rádio Sol Mansi,  a Polícia de Segurança Pública de Portugal(PSP), PSP justificou a retenção com a alegada falta de provas de que vinham estudar e ausência de meios de subsistência.

No entanto, a versão oficial está a ser contestada pela Associação de Estudantes da Guiné-Bissau em Lisboa (AEGBL). O dirigente da AEGBL, Eliseu Sambú, afirma que os jovens têm vistos válidos e os seus nomes constam nas listas de colocação no ensino superior público português.

A PSP indicou que eram 34 os estudantes retidos, mas a AEGBL garante que foram 41. Além disso, a associação denuncia a ausência total de apoio consular da Guiné-Bissau aos jovens durante o período de retenção.

Segundo Eliseu Sambú, os estudantes foram informados de que têm até sexta-feira para apresentar a documentação solicitada sob pena de serem repatriados.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Carlos Pinto Pereira, que se encontra em Portugal em reunião com o seu homólogo português, declarou que o governo guineense "não tem como intervir diretamente" no caso. A única alternativa, segundo o ministro, é "apelar à boa vontade do Estado português" para evitar o repatriamento dos estudantes.ANG/RSM

Sem comentários:

Enviar um comentário