segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Comunicação Social Ministro Abduramane Turé enaltece o desempenho da ANG e Jornal Nô Pintcha

Bissau, 05 jan 26 (ANG)    O ministro da Comunicação Social, Abduramane Turé, enalteceu os trabalhos desenvolvidos tanto pela Agência de Notícias da Guiné(ANG) como pelo jornal Nô Pintcha, destacando o empenho dos profissionais.

A satisfação do governante foi tornada pública hoje no final da visita que efetuou a Agência de Notícias da Guiné (ANG) e o jornal Nô Pintcha, com o objetivo de se inteirar do funcionamento dos dois órgãos de comunicação social do Estado.

Em declarações à imprensa, após percorrer os diferentes serviços das duas instituições, Turé afirmou que ambos funcionam normalmente, apesar de algumas dificuldades, sublinhando que estes constrangimentos são comuns a vários serviços públicos e ANG e Jornal Nô Pintcha não fogem a regra.

O ministro garantiu que irá trabalhar em conjunto com os respetivos diretores gerais para encontrar soluções pontuais para os problemas existentes.

“Tenho muita admiração pelo trabalho da ANG e do Jornal Nô Pintcha, algo que já manifestei no encontro com os diretores. Gostei muito da Agência de Notícias da Guiné, embora  enfrenta muitas dificuldades, e vou lutar, em colaboração com os diretores, para resolvê-las”, afirmou.

O ministro da Comunicação Social apelou a uma maior dinâmica na produção noticiosa e reconheceu os esforços de modernização da ANG, salientando, no entanto, a necessidade de mais apoio para garantir o seu funcionamento pleno.

Segundo disse, o jornal Nô Pintcha enfrenta menos dificuldades quando comparado com a Agência de Notícias.

Abduramane Turé considerou a ANG como a principal fonte de informação do país, defendendo que as rádios, sobretudo as comunitárias, devem recorrer à Agência para obter notícias fiáveis.

“A ANG é a nossa fonte de informação. É lá que as rádios devem ir buscar as notícias, porque as informações publicadas pela Agência são credíveis”, frisou.

O ministro da Comunicação Social acrescentou que a ANG deve ser tratada com a mesma importância que os portugueses atribuem à agência Lusa, defendendo um esforço coletivo para melhorar a situação da instituição e permitir que cumpra plenamente a sua missão.

Abduramane Turé garantiu apoio total aos diretores dos dois órgãos, nomeadamente na resolução de problemas pontuais, com destaque para as questões de mobilidade e de pessoal na Agência de Notícias da Guiné.ANG/LPG/ÂC

 

Sem comentários:

Enviar um comentário