sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Saúde Pública/Governo concede licenças à mais  três empresas grossistas de medicamentos

Bissau,30 Set 22(ANG) – O Governo através do Ministério de Saúde, concedeu licença à três empresas para operar no domínio de comercialização à grosso de medicamentos no país, nomeadamente a Sónia Farmácia, Guifarma e Sofargui Lda.

Em declarações à ANG, o Inspetor-geral da Saúde Pública, Benjamin Lourenço Dias, disse que no concurso lançado em meados de Agosto passado, concorreram 10 empresas, das quais quatro desistiram.

Aquele responsável acrescentou que das seis empresas restantes, foram selecionados três,  que já foram notificadas no passado dia 09 do corrente mês, durante a abertura dos envelopes, para começarem a operar no sector por um período de quatro anos.

Abordado sobre as suas capacidades logísticas para abastecer o país em medicamentos, o responsável das Relações Públicas da empresa Sónia Farmácia, disse que a primeira preocupação é de servir as populações com os produtos de qualidade.

Malick Camará afirmou que vão fazer todas as diligências para garantir uma cobertura razoável em todo o território nacional, em termos de abastecimento de medicamentos.

“Há muito tempo que a empresa Sónia Farmácia está a lutar para entrar no mercado de importação de medicamentos, se agora foi dada a oportunidade irá fazer tudo para satisfazer as necessidades dos seus clientes”, disse.

Camará diz entretanto ser difícil afirmar que vão cobrir todo o país em 100 por cento, alegando que os produtos farmacêuticos têm custos elevados, mas  garantiu  que vão atuar  na medida das suas possibilidades.

O Inspetor-geral, Benjamim Dias, disse que, atualmente, existem seis empresas a operara no sector de importação de medicamentos, nomeadamente, a Cecomes(estatal), Aliance Pharma, Sónia Farmácia, Saluspharma, Guifarma, e Sofragui. ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário