segunda-feira, 28 de outubro de 2024


Eleições
legislativas /PR admite realização de diálogo entre atores politicos antes do escrutínio marcada para 24 de novembro

Bissau,28 out 24 (ANG) – O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló admite possibilidades da realização de um diálogo entre os atores politicos antes das legislativas antecipadas de 24 de novembro.

Segundo a Rádio TV Bantaba, Umaro Sissoco Embaló falava à imprensa ,no sábado, na cerimónia de receção  de produtos alimentares, materiais hospitalares e medicamentos doados pela Liga Mundial Islâmica.

 “Neste momento existe uma dinâmica do Movimento da Sociedade Civil para a  realização de um diálogo. No encontro que teve com os partidos compreendi que todos estão na mesma linha ou seja é do interesse dos líder dos partidos politicos, que além de estar determinados em ir as eleições também manifestaram os seus  interesses em participar nesse diálogo para se encontrar uma solução para os problemas no país”, disse o chefe do Estado.

Para o efeito, Umaro Sissoco Embaló acrescentou que vai ouvir o Governo para em conjunto seja decidido  o caminho a seguir.

Quanto as eleições presidenciais, o Presidente da República reafirmou que o seu mandato  vai terminar no dia 04 de Setembro de 2025, data em que o Supremo Tribunal da Justiça porque publicou o acordão confirmando a sua vitória nas eleições Presidenciais de 2019, na sequência de um recurso interposto pelo Candidato apoiado pelo PAIGC, Domingos Simões Pereira.

Em relação aos materiais doados pela Liga Mundial Islâmica disse que vão colmatar as dificuldades, não só no Hospital Simão Mendes, assim  como  noutros  estabelecimentos sanitários nas regiões.

Quanto aos géneros alimentares garante que vão ser  oferecidos às pessoas mais necessitadas.

O Director Regional da Liga Mundial Islâmica Abdul Karim disse ser uma prenda, que simboliza  a solidariedade com a população da Guiné-Bissau.

Os materiais hospitalares, segundo o chefe do Gabinete do Presidente da República, Califa Soares Cassamá são  orçados em 162 milhões de francos CFA e os produtos  alimentares no valor de 45 milhões, totalizando 207 milhões de francos CFA. ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário