terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Regiões/"A Guiné-Bissau  terá até 2030 jovens totalmente doentes se o Estado continuar passivo perante consumo de drogas no país", diz Abílio Aleluia Có Júnior

Bolama. 18 Fev 25 (ANG) – O Secretário Executivo do Observatório Guineense de Droga e dos Toxicodependentes disse que se o Estado continuar passivo perante o consumo de drogas significa que até 2030 o país poderá ter a camada jovem totalmente delinquente e doente.

Abílio Aleluia Có Júnior falava em entrevista ao correspondente da ANG na região de Bolama/Bijagós sobre as causas de delinquência juvenil e o seu impacto na sociedade e na família.

Có Júnior  atribui toda a responsabilidade por essa situação ao Estado, pelo facto de não existir  medidas contra os traficantes e consumidores de drogas.

Pediu aos Imames, Pastores e Padres para dedicarem pelo menos cinco minutos nas igrejas, mesquitas e aos professores nas escolas públicas e privados do país, para falarem sobre o perigo de consumo de drogas e suas consequências  económicas, sociais e psicológicas.

Disse que , a situação do consumo e venda de iamba na cidade de Bolama deve merecer séries preocupações da sociedade e aos pais encarregados de educação.

Disse citando a Organização Mundial de Saúde(OMS), que as drogas são todas as substâncias naturais psicoativos que as pessoas inalam ou ingerem e que alteram o estado físico, comportamental e emocional.

Explicou que, do ponto de vista de saúde, as drogas são classificadas em três categorias, nomeadamente drogas depressoras, estimulantes e perturbadoras e sustenta que por isso, a droga tem impactos de ponto vista social e familiar.

“Provoca a delinquência juvenil, assaltos à mão armada, roubo, banditismo, prostituição, acidente de trânsito, violência na escola, violência psicológica entre outros males”, disse.

Aquele responsável disse que, as drogas ilegais são todas as que seus consumos são proibidos, assim como a suas vendas, nomeadamente o iamba, axixi, cocaína,heroína, MD, Seco Tidjane, Blota, Ganza entre outras.

Abílio Aleluia Có Júnior indicou que   as drogas legais são as que o seu consumo e a sua venda são autorizados, como bebida alcoólica, tabaco, medicamentos. ANG/LC/MI/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário