segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Regiões/ Jovens líderes de Bolama/Bijagós realizam semana académica sobre história dos heróis nacionais

Bolama, 17 Fev 25 (ANG) – O Núcleo Regional de Bolama/Bijagós vai realizar durante seis dias a primeira edição da semana académica dos jovens líderes de Bolama ,sob o lema "Nô Luta Pa Realiza Sunhu di Titina Sila Assim, Pa impulsiona Mindjeris na Sociedadi Guineensi",

De acordo com o despacho do correspondente da ANG na região de Bolama-Bijagós, o Vice-Presidente de Jovens Líderes da Guiné-Bissau, Fodé Baldé, disse,  no ato de abertura da semana académica,  que a organização que lidera  tem se dedicado em  estudos sobre a história dos grandes líderes que tomaram parte na luta para a independência nacional, porque a história que aprendem nas escolas não são de guineenses e nem têm a ver com a realidade guineense.

"A minha organização está muito empenhada na exploração de conhecimentos e ideologias  dos líderes nacionais, sobretudo de Amílcar Cabral, Titina Silá,  Domingos Ramos e outros, para permitir que os jovens sejam bons líderes amanhã.

Fodé Baldé pediu aos jovens para procurarem conhecimentos diversificado sobre histórias de luta da libertação nacional do país.

O tema escolhido para a semana académica , segundo , a coordenadora de Núcleo Regional de Jovens Líderes, Aramatulai Darame  visa facultar aos jovens conhecimentos sobre a  história dos destacados combatentes da liberdade da Pátria ( heroínas e  heróis),  porque não é ensinada nas escolas.

"Queremos  ter conhecimentos sobre os grandes homens e mulheres que deram suas vidas pela causa justa da Guiné-Bissau. A heroína Er
nestina Sila vulgarmente conhecida pela Titina Sila, durante onze anos lutou ao lado dos homens e, em algumas ocasiões, com criança nas costas e decidiu entregar a sua vida para que o povo guineense tenha a liberdade, disse."

Para o Presidente da Associação dos Pais e Encarregados de Educação de Bolama /Bijagós, Aladje Eró Baldé , só com atividades como essas é que o país poderá se desenvolver, porque “é um espaço de conhecimentos e de experiências entre jovens”.

Aquele responsável criticou a falta de professores, sobretudo no  Liceu Regional José Marti de Bolama e pede ao  governo central para que resolva o caso, o mais rápido possível, assim como a situação da Escola de Formação de Professores de Bolama, que até então continua fechada, por falta de pagamento dos professores, alertando que essa instituição escolar corre o risco de não funcionar este ano letivo.

Aladje Baldé revelou ainda que a Unidade Escolar Amílcar Cabral, de Bolama, continua com as portas encerradas, porque uma parte dos professores recusou entregar as fichas de avaliação do ano letivo 2023/2024.

Baldé disse que as fichas estão a ser entregues parcialmente, mas que a Unidade Escolar Amílcar Cabral já terminou os testes de admissão e inscrições para o ano lectivo 2024/2025. ANG/LC/MI/ÂC//SG       

 

Sem comentários:

Enviar um comentário