sexta-feira, 30 de maio de 2025

Eleições Gerais 2025/GTAPE anuncia  registo de 103.862 eleitores recenseados no quadro da segunda atualização de Cadernos Eleitorais

Bissau, 30 Mai 25 (ANG) – O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), anunciou, hoje o registo de  103.862 eleitores recenseados, em todo o território nacional no âmbito da  segunda atualização dos Cadernos Eleitores decorrida entre os dias 09 de Março e 24 de Maio.

O anúncio foi feito pelo Diretor-geral da instituição, Gabriel Djibril Baldé, em conferência de imprensa.

De acordo com os  dados divulgados, nesta segunda fase de recenseamento, o GTAPE atualizou cerca de 15.480 eleitores que movimentaram de um lado para outro.

“O nosso Gabinete Técnico conseguiu ainda recuperar  55.089 cartões de eleitores desaparecidos, ao mesmo tempo recenseou 33.293 cidadãos, que por algum razão não queriam recensear na primeira fase do processo, e entre eles, estão aqueles que pela primeira vez vão poder exercer os seus direitos cívicos, porque atingiram a idade”, disse o DG do GTAPE.

Gabriel  Baldé acrescentou  que os resultados obtidos no terreno durante todo o processo neste presente ano  e sem contar  com a diáspora( África e Europa), ultrapassam os do ano transato, em que  foram recenseados 29.434 eleitores durante todo o processo.

Disse que falta apurar o numero de eleitores dos círculos da diáspora, África e Europa, cujo recenseamento está em curso.

Questionado  se as reivindicações que estão a ser feitas por parte dos brigadistas, proprietários de viaturas alugadas,  assim como alguns técnicos ligados ao processo, que alegam que o Governo não desembolsou até então, nenhum dinheiro para  efeitos de pagamento,  não  vão por em causa o processo, Djibril Baldé admitiu que sim .

“Temos tentado convencê-los a aguardar pelo Governo, que  está a trabalhar no sentido de acabar com essa situação, porque é a sua responsabilidade. Sabemos  que não é fácil trabalhar sem receber, mas é questão de ter só mais um pouco de paciência e acredito que todo o mundo vai receber o seu dinheiro”, disse.

Os novos recenseados vão ser introduzidos no Caderno Eleitoral definitivo
para as próximas eleições gerais previstas para  23 de Novembro do presente ano. ANG/LLA/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário