quinta-feira, 29 de novembro de 2018

São Tomé e Príncipe


            Justiça liberta suspeitos de tentativa de golpe de Estado

Bissau, 29 Nov 18 (ANG) - A Justiça santomense libertou segunda-feira os três cidadãos espanhóis e dois santomenses detidos há quatro meses, acusados de tentativa de golpe de Estado.
Segundo a Lusa que cita uma fonte judiciária, o juiz substituiu a prisão preventiva por termo de identidade e residência, apreensão dos passaportes e proibição de saída do país..
Segundo a fonte, o juiz justificou a acção pelo facto de os argumentos esgrimidos, mormente o perigo de fuga e a possibilidade de perturbar o andamento normal das investigações foram rebatidos, pelo facto das investigações terem sido concluídas.
Em Agosto, o governo santomense dissera, em comunicado, que tinha impedido uma acção terrorista que visava, o sequestro do Presidente da República, do presidente da Assembleia Nacional e a eliminação física do Primeiro-ministro, Patrice Trovoada.
Em 08 de Novembro o Ministério Publico acusou 20 arguidos de crimes de alteração do estado de direito, atentado contra o presidente da república, associação criminosa, posse de armas proibidas, engenhos e substâncias explosivas e contrafacção de moedas.
Em comunicado enviado a Lusa, o MP acrescentou ainda três crimes de conjura atribuídos aos arguidos, sublinhando que aquelas acusações surgem no âmbito "das investigações de tentativa de golpe de estado desmantelado a 04 de Agosto" deste ano.
Segundo o comunicado, fazem parte dos 20 arguidos, os três cidadãos espanhóis e dois são-tomenses, detidos preventivamente desde aquela altura para investigação.
Se no debate instrutório a argumentação da defesa demonstrar que a acusação não tem fundamento, o juiz pode mandar arquivar o processo. ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário