quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Solidariedade


Primeira-dama entrega 50 camas beliches ao Internato de Surdos e Mudos 

Bissau,21 Nov 18 (ANG) – A primeira-dama da Guiné-Bissau procedeu hoje a  entrega de 50 camas beliche  ao Internato de Surdos e Mudos situada na localidade de Gardete no sector de Prabis, região de Biombo.
 
Ao intervir  no acto, Maria Rosa Goudiaby Vaz enalteceu a prontidão do embaixador da República Popular da China  em satisfazer a solicitação de apoio que lhe fora feita para o efeito.

“Igualmente gostaria de agradecer e felicitar o empenho de todos os técnicos e professores que trabalham arduamente, todos os dias, para  ajudar estas crianças deficientes que amanhã serão homens e mulheres responsáveis para o desenvolvimento do nosso país”, referiu.

A primeira-dama pediu aos responsáveis do Internato de Surdos e Mudos para  conservarem bem as camas beliches, de forma a servir de incentivo às crianças doentes.
O embaixador da República Popular da China no país, Jin Hongjun  disse que a  China é o maior país em vias de desenvolvimento  mais populoso do mundo e provavelmente com maior número de deficientes.

“Conforme as nossas estatísticas, a China tem mais de 80 milhões de deficientes e dentre os quais 20 milhões são surdos e mudos”, revelou.

Jin Hongjun sublinhou que ao longo dos anos desde a fundação da Nova China, o seu governo atribuiu imensa importância à causa dos deficientes.

“A nação chinesa tal como outras também têm a tradição de solidarizar-se e cuidar-se  dos deficientes”,salientou.

O embaixador da China frisou que desde a abertura do país ao exterior nos últimos 40 anos, a China , no que respeita à previdência social e aos serviços prestados aos deficientes, conseguiu criar mais de 15 mil centros de reabilitação e serviços aos deficientes e dois mil escolas especiais para os deficientes e cinco mil centros de formação profissional para os mesmos.

“Na área legislativa, a China conseguiu adoptar e aprovar umas séries de leis e decreto leis para proteger os benefícios e direitos dos deficientes e dentre as quais 50 são aprovadas na Assembleia Nacional Popular”, explicou.

O director da Escola de Surdos e Mudos, José Augusto Lopes, afirmou que o dia hoje é mais um dia de profunda alegria para os deficientes daquela instituição e que ficará gravada nas suas memórias com a recepção de 50 camas beliche.

Enalteceu a presença no evento da primeira-dama que oficialmente serviu de ponte nos contatos com o  embaixador da República Popular da China, e  que resultou na referida oferta.

“Seria injusta para a Associação de Surdos de Guiné-Bissau o não reconhecimento das acções da República Popular da China no entendimento das nossas preocupações há anos para cá, desde as ofertas de equipamentos informáticos, brinquedos, consultas gratuitas às crianças, ofertas de medicamentos, géneros alimentícios, entre outros”, indicou.

O Internato de Surdos e Mudos  foi criado em 2015 e conta actualmente com 105 crianças deficientes.   

ANG/ÂC//SG








Sem comentários:

Enviar um comentário