terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Regiões/Comunidade da Aldeia de Cambedji  de Mansaba de costas viradas com a Direcção da Escola devido a cobrança de 12.300 francos CFA aos alunos

Oio, 03 Fev 26 (ANG) – A comunidade da tabanca de Cambedji, setor de Mansabá, região de Oio, norte do país, estão de costas viradas com a direcção da Escola do Ensino Básico local, devido a introdução de cobranças de 12.300 francos CFA, anual por cada aluno, alegadamente para suprir a falta de professores.

De acordo com o Correspondente da ANG na região de Oio, a situação instalou  um “mal-estar” no seio de uma parte da população daquela povoação, não obstante alguns estarem de acordo com a iniciativa.

O  “desentendimento”  levou a deslocação do Delegado Regional da Educação da região de Oio,  Abubacar Demba Camará àquela tabanca, onde manteve uma reunião com a população local, tendo ordenado a suspensão imediata dessas cobranças.

Em representação do chefe da tabanca, Sana Camará denunciou que algumas pessoas da aldeia reuniram no passado  fim de semana na escola e decidiram que a cobrança vai continuar, contrariando a ordem dada pelo Delegado Regional da Educação.

Perante esta situação de discórdia, Sana Camará volta a apelar a intervenção da autoridade regional da educação de Oio para usar a sua influência visando a obtenção de uma  resolução definitiva do conflito.

A escola da tabanca de Cambedji conta com mais de 400 alunos dos níveis de 1ª á 4 ª classe. ANG/AD/MSC/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário