quarta-feira, 3 de maio de 2023

       Turquia/ Erdogan anuncia morte do actual líder do Daesh na Síria

Bissau, 02 Mai 23 (ANG) -  O presidente turco  confirmou que forças turcas matara
m Abu Hussein al-Qurayshi, líder do autoproclamado Estado Islâmico na Síria.

A operação, que envolveu drones, terá sido levada a cabo no sábado por forças especiais turcas, disse Erdogan ontem à noite, numa entrevista ao canal estatal de TV TRT. Segundo o presidente turco, os serviços secretos turcos já seguiam al-Qurayshi há muito tempo. Erdogan ainda disse que “a Turquia continuará a combater todas as organizações terroristas, quaisquer que elas sejam”.

O actual líder do que resta do Estado Islâmico na Síria estaria escondido numa casa rural na região de Jindires, na provincial de Afrin, que é controlada por milícias rebeldes pró-turcas.

Abu Hussein al-Qurayshi foi nomeado líder dos jihadistas depois dos americanos terem eliminado o anterior chefe, Abu al-Hassan al-Hashimi. Al-Qurayshi era um veterano do Daesh, e participou na estonteante conquista de uma vasta área do norte da Síria e do Iraque por parte dos jihadistas em 2014.

Ainda que o Daesh tenha sido derrotado - o último território jihadista na província síria de Deir el-Zoor, junto à fronteira com o Iraque, foi reconquistado pelas milícias curdas sírias em Março de 2019, várias células permaneceram na clandestinidade em vários pontos do norte da síria e no deserto central, e tem-se reagrupado e reorganizado recentemente, tendo levado a cabo vários ataques contra as milícias curdas sírias, e soldados do regime de Bashar al-Assad.

Al-Qurayshi é o terceiro líder do Deash morto, desde que Abu Bakr al-Baghdadi, o fundador do Estado Islâmico, foi abatido por tropas americanas no norte da Síria em outubro de 2019.

Erdogan anunciou esta operação em plena campanha eleitoral, também para demonstrar o poder e alcance dos serviços de inteligência e das forças armadas turcas, que estão envolvidas em vários conflitos na região. Erdogan, há duas décadas no poder, enfrenta uma renhida batalha, com as sondagens a sugerirem um empate técnico entre o candidato da oposição unida, Kemal Kiliçdaroglu, e o todo-poderoso presidente turco a 14 de Maio, o que sugere que haverá uma segunda volta a 28 de Maio. ANG/RFI

            Uganda/Secretário de Estado  morto a tiro por um guarda-costas

Bissau, 02 Mai 23 (ANG) - Um secretário de Estado do Governo do Uganda foi hoje morto a tiro por um guarda-costas, numa aparente disputa privada, segundo o exército e os meios de comunicação social locais.

O agressor, que não foi identificado publicamente, disparou depois a arma contra si próprio, segundo a emissora estatal UBC e outros.


A vítima, Charles Engola, trabalhou no Governo do Presidente Yoweri Museveni como secretário de Estado responsável pelo Trabalho e era um coronel reformado do exército.

O porta-voz do exército, Felix Kulayigye, disse numa breve declaração que um "infeliz incidente" levou à morte de Engola. "Informaremos o público dos pormenores à medida que investigarmos conjuntamente o assunto", disse Kulayigye no Twitter.

O tiroteio ocorreu dentro da casa de Engola, num subúrbio da capital do Uganda, Kampala, onde se encontra ainda a polícia.

O motivo não foi imediatamente esclarecido, mas a imprensa local disse que terá resultado de uma aparente disputa sobre o salário do guarda.

"Testemunhas afirmam que o soldado gritava que há muito tempo que não lhe pagavam, apesar de trabalhar para um secretário de Estado", refere o jornal online NilePost.

O incidente poderá gerar reacções num país onde outros oficiais de alto nível foram mortos em ataques a tiro ao longo dos anos.
Em 2021, um antigo chefe do exército do Uganda ficou ferido e a sua filha foi morta quando homens armados dispararam contra o seu veículo em Kampala.ANG/Angop

 

               Sudão/Exército  aceita prolongar trégua por mais três dias

Bissau, 02 Mai 23 (ANG) - O Exército sudanês aceitou prolongar por mais três dias a trégua que terminava domingo, após o grupo paramilitar Força de Apoio Rápido ter anunciado a sua adesão à extensão do cessar-fogo e depois de pressões das Nações Unidas.

Em comunicado, o Exército refere que, a pedido da mediação saudita-americana, concordou estender a trégua por mais 72 horas, que "começará a partir do final do período do armistício actual", que vence à meia-noite local (23h00 em Angola).

A nota pede aos paramilitares que "cumpram os requisitos da trégua" e manifesta a "plena vontade" das Forças Armadas em respeitarem o cessar-fogo.

A resposta do Exército sudanês surge depois de o Mecanismo Trilateral - que agrega a Missão Integrada da ONU de Assistência à Transição no Sudão, a União Africana e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento na África Oriental - ter instado as partes beligerantes a prorrogarem o cessar-fogo.

O Mecanismo Trilateral considera que "este cessar-fogo deve abrir caminho para as conversações entre ambas as partes com vista ao estabelecimento de um cessar das hostilidades permanente".

A nova extensão das tréguas é a terceira de três dias desde que foi anunciada a primeira, na segunda-feira.

O Sudão entrou domingo no 16.º dia consecutivo de confrontos entre o Exército e os paramilitares, um conflito que obrigou cerca de 50 mil sudaneses a deslocarem-se para zonas mais seguras do país ou a refugiarem-se em nações vizinhas como o Sudão do Sul, o Egipto ou o Tchad.

A guerra já causou cerca de 530 mortos e mais de 4.500 feridos.

A trégua iniciada na sexta-feira foi mediada pelos Estados Unidos e Arábia Saudita para facilitar a retirada de estrangeiros e a abertura de corredores seguros para a entrada de ajuda humanitária.

O conflito segue-se a semanas de tensão sobre a reforma das forças de segurança nas negociações para a formação de um novo Governo de transição.

Tanto o Exército como a Força de Apoio Rápido estiveram por detrás do golpe de Estado que derrubou o Governo de transição do Sudão em Outubro de 2021. ANG/Angop

 

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Finanças/Governo prevê adopção de novo   método de controlo da   massa salarial

Bissau, 28 Abr 23 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau através do Ministério das Finanças (MFP), e  o Fundo Monetário Internacional (FMI), prevêm a adopção de novo   método de controlo da massa salarial do país, visando a sua redução

Um encontro para o efeito foi realizado, hoje, em Bissau, e a saída do mesmo o ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, Círilo Mamasaliu Djaló disse à imprensa que a reunião  visa a adopção do sistema denominado  “Blokchain” apresentado pelo FMI, e diz tratar-se de novo instrumento para a melhor gerência e controlo da massa salarial por parte do Ministèrio das Finanças.

 “A nossa massa salarial é muito elevada, absorve acima de 80 por cento das nossas receitas fiscais. É neste sentido que há toda a necessidade de termos este apoio , fazer uma contenção da massa salarial e geri-lá da melhor maneira, para que num curto prazo de tempo possa ser sustentável”, explicou Mamasaliu Djaló.

Questionado sobre se não é saturante para os servidores de Estado a realização de novo recenseamento dos funcionários,o governante sustentou que todos os recursos necessários para proteger a massa salárial do país são bem vindos.

“Nós fizemos um recenseamento de raiz, e já temos uma base de dados  montada, é um princípio. A gestão dessa base de dados é que estamos agora a trabalhar com a missão do FMI já na área da biometria, porque só o recenceamento  em si não resolve o problema da gestão da massa salarial”, justificou o governante.

Mamasaliu Djaló acrescentou que a  gestão da massa salárial da Guiné-Bissau tem vários aspetos e que um deles é o controlo dos funcionários nos locais de trabalho.

Para a Chefe de Missão de “Blokchain” na Guiné-Bissau, Concha Verdugo, o novo sistema que será implementado vai garantir maior transparência na gestão das receitas do  Estado da Guiné-Bissau.

 “O novo sistema irá pôr fim as vulnerabilidades que anteriormente existiam no aparelho de Estado ,  e fará com que o governo esteja ciente sobe  que tipo de funcionários tem em diferentes ministérios”, disse Concha Verdugo. ANG/LLA/ÂC//SG

   


Ensino
/Presidente da Confederação das Associações de Alunos de Escolas Públicas e Privadas diz que o sistema nacional de ensino se encontra “totalmente baralhado e parado”

Bissau, 28 Abr 23 (ANG) – O Presidente da Confederação das Associações dos Alunos das Escolas Públicas e Privadas da Guiné-Bissau(FONAEFEP), criticou hoje que o sistema nacional do ensino guineense se encontra “totalmente baralhado, parado e descontrolado”.

 Alfa Umaro Só falava numa conferencia de imprensa em que explicou os   motivos do silêncio da sua organização desde Agosto de 2022 e diz que  as pessoas fazem o que bem entenderem dentro do sistema educativo.

“Ou seja os directores das escolas dizem que não respondem  diretamente ao Ministro da Educação  e os directores das escolas ao nível dos sectores afirmam que não respondem directamente aos directores sub-regionais ou regionais do ensino”, disse.

Umaro Só diz estar-se perante uma situação “muito triste”, e acrescenta que os principais culpados por essa situação são  os políticos e os governantes sem exceção, “uma vez que são eles que colocam os directores que estão a complicar a vida ao Ministro, que  não tem poder de decisão”.

Aquele responsável disse  que os directores nomeados pelos partidos políticos estão a enriquecer-se à custa das pessoas, usurpando o que é bem comum para levar para a campanha dos partidos com objetivo de continuarem a merecer as suas confianças.

“O resultado é o que está a vista de todos, uma desorganização total do sistema do ensino no país”, salientou.

Úmaro Só falou em cobranças ilícitas nas escolas principalmente as públicas, o que diz ser  “uma aberração”, salientando, “parece mesmo que não existe o Ministério da Educação, nem a Inspecção Geral do Ensino para regularizar estas atrocidades”.

Segundo Alfa Umaro Só,  os docentes vão as escolas quando querem, fazendo o que querem, por isso diz ser urgente uma fiscalização rigorosa, tal como acontecia nas escolas, no momento de cobranças das propinas e uniforme.

“Por isso, vamos  insistir sobre a nossa proposta de organização de uma Conferência Nacional sobre Ensino Guineense, que foi assumido já há muito tempo pela Presidência da República”, disse.ANG/MSC/ÂC//SG

 

Legislativas de 04 de junho/Presidente do MNSCPDD qualifica de “inclusivo e participativo” o processo de recenseamento eleitoral

Bissau,28 Abr 23(ANG) – O Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento(MNSPDD), qualificou o processo de recenseamento eleitoral de “inclusivo e participativo”.

Fodé Caramba Sanhá falava à imprensa na quinta-feira na cerimónia de  anúncio dos resultados finais do processo de recenseamento eleitoral ao nível nacional e da diáspora, pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral(GTAPE).

Aquele responsável disse haver um “sinal forte” de que todos os guineenses estão interessados em fazer o país voltar a normalidade constitucional e que todo o processo decorra com maior tranquilidade.

O Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil felicitou ao GTAPE, a Governo e o Presidente da República pelos esforços e engajamentos tomados para o cumprimento do processo de recenseamento.

Abordado sobre as “duras” trocas de palavras nos últimos dias, entre alguns líderes dos partidos políticos sobre o desenrolar do processo eleitoral, Fodé Caramba Sanhá aconselhou aos partidos para fazerem da campanha eleitoral um ato de festa da democracia no país.

“Aliás, temos dado exemplo de maturidade democrática entre os países que saíram da luta armada de libertação nacional. À título de exemplo, hoje em dia  a Guiné-Bissau posiciona-se em lugares cimeiros ao nível da democracia”, disse.

Aquele responsável referiu que nas eleições passadas foram vistos  militantes e simpatizantes de partidos diferentes a caminharem-se juntos nas campanhas eleitorais com camisolas e trajes diferentes, sem quaisquer problemas.

“Isso só acontece na Guiné-Bissau e, por isso, espero que a campanha eleitoral para as eleições de 04 de Junho decorra na base de respeito mútuo e que  os partidos encontrem  argumentos para convencer o povo a votar neles”, aconselhou. ANG/ÂC//SG

Cabo Verde/Primeiro-ministro Nuno Nabiam reconhece necessidade de reforço da cooperação com Cabo Verde em diversas áreas

Bissau,28 Abr 23(ANG) – O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam, reconheceu quinta-feira a necessidade de reforço de cooperação entre Cabo Verde e Guiné-Bissau nas áreas de turismo, agricultura, economia digital, transportes marítimos e aéreos, e transição energética.

O chefe do governo guineense fez esta observação no seu discurso durante a abertura da Conferência Internacional de Parceiros, que acontece durante dois dias na ilha da Boa Vista, em Cabo Verde, sob o lema “Impulsionar mudanças e acelerar o desenvolvimento”.

Nuno Gomes Nabiam considerou “memorável” a ocasião da conferência de parceiros, e de igual modo agradeceu a oportunidade para permitir que a Guiné-Bissau seja testemunho no acto de engajamento dos parceiros com o programa de desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.

“Pelos esforços históricos Guiné-Bissau e Cabo Verde, pelos desafios partilhados ao longo de anos pelos dois países, pela necessidade de reforço de cooperação quer a nível Sul-Sul, quer a nível da CEDEAO, entre estes dois países a Guiné-Bissau reconhece a necessidade de reforço de cooperação nas áreas como turismo, agricultura, economia digital, transportes marítimos e aéreos, e transição energética”, precisou, ao mesmo que certificou que a Guiné-Bissau terá “muito a ganhar” nesta relação de partilha de experiências.

O governo da Guiné-Bissau parabenizou e manifestou apreço pela forma que considera “sábia, consequente e criteriosa” como Cabo Verde formulou o programa para o evento de modo a promover um espaço de diálogo para alcançar o alinhamento entre os parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde.

Tudo, continuou, “em prol da modernização” do Plano Estratégico de Desenvolvimento sustentável, “minuciosamente concebido” como instrumento do Estado cabo-verdiano para alcançar os objetivos eleitos.

Aqui destacou a garantia da recuperação económica, a consolidação orçamental e o crescimento sustentável de fazer de Cabo Verde um país desenvolvido no horizonte 2020-2030, conforme pretendido. não obstante as consequências da guerra Rússia Ucrânia e as crises que seguiram a pandemia da covid-19.

Nuno Gomes Nabiam formulou ainda votos de sucessos da conferência da qual, almejou, venha a traduzir na concretização de parcerias público-privadas “profícuas” e da mobilização de financiamento para suporte de tais parcerias e investimentos públicos.

A Conferência Internacional de Parceiros é organizado pelo governo cabo-veriano no intuito de angariar meios para concretizar os objectivos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável que cobre o período 2022-2026, o chamado PEDS II. Nesta reunião no âmbito da qual o executivo espera angariar 3 mil milhões de Euros, participam entidades como as Nações Unidas, o Banco Mundial, o BAD, bem como representantes do sector privado.

Nos dois dias de conferência,(quinta e sexta-feira) Cabo Verde apresenta aos potenciais investidores aquele que é o seu segundo plano estratégico , depois de um primeiro que cobriu o período 2017-2021 e que coincidiu com a época da pandemia.

A seguir a este segundo plano que foi recentemente aprovado, vem ainda um terceiro que deve correr até 2030, altura em que se pretende alcançar uma economia sustentável e menos dependente da ajuda externa. ANG/Inforpress

Cabo Verde/Director do INSS  diz que Cabo Verde está num “bom caminho” na gestão e protecção de dados

Bissau, 28 Abr 23(ANG) –  O director-geral do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Bamaba Kote, disse terça-feira, em Cabo Verde, que este país lusófono está num “bom caminho” na gestão e protecção dos dados da segurança social, ponderando reforçar parceria entre os dois países.

Em declaração aos jornalistas, durante uma visita efectuada  às instalações do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), Kote referiu que as razões que motivaram este encontro é dar continuidade à segunda fase da operacionalização dos sistemas informáticos do instituto guineense de Segurança Social, uma aposta iniciada há 10 anos.

“É por isso que estamos aqui para tentar negociar com Cabo Verde, o NOSi pode nos acompanhar para informatizar completamente o sistema na Guiné-Bissau e copiar aquilo que Cabo Verde está a fazer”, reiterou.

Bamaba Kote, que  se encontra em Cabo Verde no âmbiro de uma visita de trabalho que termina esta sexta-feira, avançou que, além do NOSi, pretende conhecer o funcionamento do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e como está a decorrer o processo de informatização do sistema de gestão da Guiné-Bissau, elaborado pelo NOSi.

“O presidente do NOSi acabou de confirmar que a primeira internacionalização é com a Guiné-Bissau desde 2012, por isso, estamos cá para ver como as coisas funcionam, mas também em que estado estão conservados os dados. É uma questão de soberania, mas aquilo que vimos dá para confiar mais na segurança dos dados que temos”, enalteceu Bamaba Kote, avançando que graças ao quadro das relações bilaterais e multilaterais entre os países da CEDEAO, são obrigados a caminharem juntos nesta senda.

O mesmo adiantou ainda que Guiné-Bissau vai assinar um protocolo de cooperação com o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social no sentido de garantir segurança e coesão social à população. ANG/Inforpress


Inglaterra/Presidente da BBC demite-se após relatório concluir sobre infrações na nomeação

Bissau, 28 Abr 23 (ANG) - O presidente da estação pública britânica BBC, Richard Sharp, demitiu-se hoje após um relatório confirmar que antes de ser nomeado fez um empréstimo ao ex-primeiro-ministro Boris Johnson, em infração às normas relativas às nomeações públicas.

Sharp foi nomeado diretamente para o cargo, por proposta de Boris Johnson, após ter facilitado a concessão de um empréstimo ao antigo chefe do Executivo conservador e assumiu a liderança da BBC em 16 de fevereiro de 2021.

Em comunicado divulgado hoje, Sharp explicou que tomou a decisão de se demitir para "dar prioridade aos interesses do canal e por considerar que o assunto "poderia transformar-se numa distração que pode afetar o trabalho realizado pela corporação (BBC)".

Sharp tinha sido acusado de interceder num empréstimo de 800 mil libras (900 mil euros) a Boris Johnson antes de ter sido designado presidente da BBC, mas quando assumiu o cargo rejeitou haver fundamento para um processo de conflito de interesses.   ANGLusa

 

Etiópia/União Africana apela à comunidade internacional que apoie deslocados do Sudão

Bissau, 28 Abr 23 (ANG) – O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, apelou hoje aos Estados vizinhos do Sudão e à comunidade internacional para que prestem um apoio humanitário urgente aos civis que fogem do conflito neste país africano.

Em comunicado, Moussa Faki Mahamat afirmou que continua a acompanhar “com crescente preocupação” a situação dos civis envolvidos no conflito no Sudão e renova o apelo aos vizinhos do Sudão e às agências regionais e mundiais relevantes para que facilitem a circulação e a segurança dos civis que atravessam as suas fronteiras.

Às partes envolvidas no conflito – Forças Armadas do Sudão e às Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) – o presidente da UA reiterou o seu apelo para que cheguem imediatamente a acordo sobre um cessar-fogo permanente, a fim de facilitar a prestação de assistência humanitária aos sudaneses que dela necessitam urgentemente.

Desde o início do conflito, em 15 de abril, a capital do Sudão tem sido bombardeada diariamente por aviões do exército e artilharia pesada paramilitar. Outras cidades foram igualmente afetadas pelos combates, principalmente na região de Darfur (oeste), na fronteira com o Chade.

Os combates, que mergulharam o Sudão numa das piores crises da sua história recente, seguiram-se a semanas de tensão sobre a reforma das forças de segurança nas negociações para a formação de um novo governo de transição.

Ambas as forças estiveram envolvidas no golpe militar que derrubou o Governo de transição do Sudão, em outubro de 2021.

Pelo menos 512 pessoas foram mortas e 4.193 ficaram feridas desde o início dos combates, principalmente em Cartum e Darfur (oeste), segundo o Ministério da Saúde sudanês.

Vários países, incluindo Portugal, estão a retirar os seus cidadãos do Sudão, devido aos intensos combates.

Vinte portugueses que pretendiam deixar o Sudão já foram retirados no país, informou na quarta-feira, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que adiantou permanecerem no território dois cidadãos nacionais.

ANG/Lusa

Quénia/Sobe para 110 número de mortos devido a jejum promovido por seita

Bissau, 28 Abr 23 (ANG) - As autoridades do Quénia elevaram para 110 o número de mortos devido a um jejum promovido por uma seita cristã no sul do país, após terem localizado mais corpos em valas comuns.

O balanço anterior das autoridades quenianas indicava 103 mortos.

De acordo com as autoridades locais, a seita cristã está localizada na aldeia de Shakahola, no condado de Kilifi, e é liderada por Paul Mackenzie, que foi detido em meados de abril juntamente com outras 13 pessoas.

A Sociedade da Cruz Vermelha do Quénia já começou a trabalhar para tentar localizar cerca de 210 pessoas, incluindo 110 crianças, que foram dadas como desaparecidas no âmbito das investigações sobre a seita.

Os principais líderes da seita exortam os seus seguidores a jejuarem até à morte, com a promessa de que se encontrarão com Jesus numa nova vida.

O Presidente do Quénia, William Ruto, chegou mesmo a acusar o líder da seita de ser um "terrível criminoso". ANG/Lusa

 

      Sudão/Exército  aceita estender trégua e reunir-se com paramilitares

Bissau, 28 Abr 23(ANG) - O Exército do Sudão concordou em estender por mais 72 horas a trégua acordada com as Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) e em reunir-se com um representante do grupo paramilitar, anunciou hoje a Lusa.

Num comunicado, o exército explicou que o general Abdel Fattah al-Burhan, o líder de facto do Sudão, "recebeu a iniciativa da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento da África Oriental, na qual foi decidido designar os presidentes do Sudão do Sul, Quénia e Djibuti para trabalharem em propostas de soluções para a crise actual".

As propostas incluem estender a trégua actual por mais 72 horas e enviar um representante das Forças Armadas e da milícia rebelde a Juba, capital do Sudão do Sul, para negociar os detalhes da iniciativa, refere-se no comunicado, divulgado na rede social Twitter.

Horas antes, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Sudão do Sul, Deng Dau, tinha dito que o Presidente sul-sudanês, Salva Kiir, esteve com contacto com Fattah al-Burhan e com o líder das RSF, o general Mohamed Hamdane Daglo, conhecido como Hemedti.

Deng Dau disse que al-Burhan estaria disposto a encontrar-se com Hemedti para tentar uma solução diplomática para o conflito. ANG/Angop

 

Sudão/Exército e paramilitares acusam-se por causa de disparos contra avião turco

Bissau, 28 Abr 23 (ANG) - O exército sudanês acusou hoje as Forças de Apoio Rápido (RSF) de ter disparado contra um avião de evacuação turco, ferindo um dos tripulantes e danificando o depósito de combustível da aeronave, uma acção que o grupo paramilitar recusou.

Em comunicado, citado pela Lusa, as Forças Armadas afirmaram que um avião de transporte táctico Lockheed Hercules C-130 "foi alvo de fogo rebelde esta manhã quando se aproximava para aterrar em Wadi Sidna", uma base aérea a cerca de 20 quilómetros a norte da capital, Cartum.


O ataque "causou danos nos tanques de combustível do avião e feriu um dos tripulantes", refere-se na nota, indicando-se que o avião aterrou "em segurança" na base e está a ser reparado.

"As Forças Armadas alertam para as tentativas dos rebeldes de dificultar os esforços de evacuação com acções graves", afirmou o exército.

As RSF negaram ter atacado o avião e acusam o exército de promover "campanhas de desinformação" e de "espalhar mentiras para encobrir as suas acções".

Os paramilitares indicaram que a base de Wadi Sidna "não está sob o controlo" das RSF, pelo que atribuíram "toda a responsabilidade" ao exército.

O Ministério da Defesa turco informou, entretanto, que o avião aterrou em segurança.


"Embora não haja feridos no nosso pessoal, o nosso avião está a ser verificado", declarou o Ministério da Defesa turco em comunicado, referindo que o avião, um Hércules C-130, foi alvo de fogo de armas ligeiras.

O Ministério da Defesa turco indicou que os trabalhos de reparação do avião já começaram e que a retirada dos cidadãos retidos no país africano continua.

Esta troca de acusações sobre o ataque contra o avião turco ocorre no primeiro dia da renovação de uma trégua de 72 horas mediada pelos Estados Unidos e a Arábia Saudita para facilitar a retirada de estrangeiros no Sudão e abrir corredores seguros para a entrada de ajuda humanitária.

Nos últimos dias, vários países concluíram as operações de retirada dos seus cidadãos e pessoal diplomático no Sudão, mas outros continuam o processo por terra, mar e ar.

O Sudão entrou hoje no décimo quarto dia consecutivo de confrontos entre o exército e as RSF, um conflito que já fez mais de 500 mortos e mais de 4.000 feridos e obrigou milhares de sudaneses a deslocarem-se para zonas mais seguras do país ou a refugiarem-se em nações vizinhas como o Sudão do Sul, o Egipto ou o Chade. ANG/Angop

 

quinta-feira, 27 de abril de 2023


Legislativas de 04 de Junho
/ Presidente da CNE diz que escrutínio  vai decorrer num clima de paz e  tranquilidade 

Bissau, 27 Abr 23 (ANG) - O Presidente Interino da Comissão Nacional de Eleições (CNE), diz que  as eleições legislativas antecipadas marcadas para 04 de Junho vão decorrer num clima de paz, tranquilidade, segurança e profissionalismo dos agentes e operadores eleitorais.

As garantias de Npabi Cabi foram dadas hoje no ato da receção dos cadernos eleitorais .

Cabi disse que ao longo  do processo de recenseamento eleitoral findo, as estruturas concernentes ao Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral(GTAPE)  da CNE e de Partidos Políticos se confrontaram com muitas adversidades e constrangimentos, mas que graças aos esforços conjuntos evidenciados pelas partes, de uma maneira consensual, conseguiu-se superar essas diferenças.

Disse  estar convicto de que a entrega formal dos cadernos eleitorais não vai separar as relações institucionais, mas sim marcar o início da conjugação de sinergias, com consultas efetivas e permanentes entre os implicados até a finalização da constituição das mesas das assembleias de voto.

Npabi Cabi agradeceu aos partidos políticos, as organizações da sociedade civil e cidadãos eleitores pelos esforços levados acabo.

O Director-geral do GTAPE,Gabriel Djibril Baldé disse que os dados obtidos através do recenseamento eleitoral precisam de ser consolidados.

“É preciso respeitar o calendário da atualização de dados eleitorais, o que permitirá num médio prazo avançar para a integração do registo civil ao registo eleitoral . Isso pouparia milhões de francos cga ao cofre do Estado e contribuirá para minimizar a falta de documentação por parte dos cidadãos”, defendeu Baldé.

Agradeceu ao governo,  chefe de Estado guineense, Governo da República de Timor Leste, aos parceiros tradicionais da CNE, a Sociedade civil entre outros e a todos os envolvidos no processo pelo apoio prestado.

O DG da GTAPE revelou  que o processo de recenseamento eleitoral foi financiado em mais de 70 por cento pelo governo da Guiné-Bissau e concebido e executado pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral com base num  plano de acção e de um cronograma compatíveis e realista, e sob a  supervisão da  CNE, Partidos políticos e da Sociedade civil.ANG/LPG/ÂC//SG

Legislativas de 04 de junho/GTAPE anuncia registo total de 893.618  eleitores em todo o território nacional e na diáspora

Bissau,27 Abr 23(ANG) – O Diretor-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral(GTAPE),Gabriel Gibril Baldé anunciou hoje que foram recenseados 893.618  eleitores em todo o território nacional e na diáspora durante  o processo que decorreu entre os dias (10 de Dezembro de 2022 à 25 de Fevereiro de 2023), incluindo os 15 dias adicionais.

O GTAPE havia previsto recensear 844.008  eleitores em todo o território nacional para votarem nas legislativas antecipadas marcadas para 04 de Junho de 2023.

O prazo para o registo dos eleitores terminou no dia 10 de Fevereiro, mas o Governo decidiu, em Conselho de Ministros, estender o período por mais 15 dias e que viria a terminar no dia 25 de Fevereiro do corrente ano.

De acordo com os dados divulgados, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, pelo Diretor-geral do GTAPE, Gabriel Gibril Baldé, na região de Tombali foram registados um total de 48.114 eleitores e contava-se registar 52.679 eleitores.

Na região de Quinará foram recenseados 36.832  contra a projeção de 33.377  eleitores, enquanto que na região de Oio foram registados um total de 120.747  eleitores numa estimativa de 121.463 , na região de Biombo 65.934   e previa-se o registo  53.445 eleitores.

Enquanto isso, de acordo com o DG do GTAPE, na região de Bolama Bijagós, foram recenseados 18.684 eleitores numa estimativa de 19.207, em Bafatá foram registados 113.194  eleitores numa projeção de 108.580 .

Gabriel Gibril Baldé disse que em Gabu foram registados 110.955  eleitores contra a previsão do registo de  109. 597 , em Cacheu 99.766 , numa estimativa de 110. 017  eleitores.

Segundo dados divulgados por aquele responsável, o Sector Autônimo de Bissau(SAB), concretamente no Círculo Eleitoral 24, foram recenseados um total de 21.197 , numa previsão de 22.526  eleitores, no Circulo Eleitoral 25, foram registados 52.763 , numa previsão de 52.002 eleitores.

No Circulo Eleitoral 26, foram recenseados 26.739 numa projeção de 28.954 , no Círculo Eleitoral 27, foram registados 28.374  eleitores contra 31.731 previstos e no Círculo 28, foram registados 42.996 eleitores numa estimativa de 34.887 .

No Circulo Eleitoral 29 foram registados 71.507 eleitores numa projeção 65.622 , totalizando ao nível nacional 857.802  numa previsão 844.087.

Na diáspora/ África, Gabriel Gibril Baldé revelou que, em Cabo Verde foram registados um total de 2.678 , na Gâmbia 2.941, na Guiné Conacri 2.000 eleitores, na Mauritânia 622 eleitores, e no Senegal foram inscritos 9.681 totalizando 17.922 eleitores.

Sobre a diáspora/Europa, anunciou que, em Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) foram inscritos1.658 eleitores, na Alemanha 642 eleitores, em Espanha 1.984 eleitores, França 3.795 , Inglaterra 2.026 , Portugal 7.789  eleitores totalizando na Europa 17.894, e na Diáspora em geral 35.816  eleitores registados. ANG/ÂC//SG

Sociedade/Porta-voz  ECOSCGB apela medias  para não divulgarem “mensagens incendiários de políticos” que põem em causa a paz social

Bissau, 27 Abr 23 (ANG) – O  Porta-voz  Espaço de Concertação  das organizações da Sociedade Civil da Guiné-Bissau (ECOSCGB) apelou hoje aos órgãos de comunicação social do país para não divulgarem mensagens incendiárias de políticos, que põem em causa a paz social.

Guerry Gomes Lopes que falava em conferência de imprensa esta quinta-feira disse que aquela organização da sociedade civil, que congrega cerca de 30 organizações desde plataformas e redes, decidiu fazer este apelo depois de uma reunião em que se analisou o contexto político atual e se ter concluido sobre a necessidade de se acautelar com as “comunicações incendiárias de certos líderes políticos”.

Guerry Lopes sustentou as suas preocupações com  as recentes declarações do coordenado do Madem G-15, Braima Camará - “Não permitiremos a instabilidade na Guiné-Bissau, não teremos medo de quaisquer tipo de ameaças” , e as do presidente interino do PRS, Fernando Dias -  “ Venceremos as legislativas.Se alguém subtrair o nosso voto, não viverá essa vitória”.

“ Esses discursos com elevado dose da intolerância podem pôr em causa a paz social e incentivar o  ódio. É de conhecimento de todos que vamos para um processo eleitoral”, disse.

Referiu  que em 30 anos de democracia no país, os resultados eleitorais têm culminado em festas de convivência entre os cidadãos, evidenciando o  momento mais alto da democracia.

Gomes Lopes apela à todos os  líderes políticos para terem maior contenção, ponderação e se absterem de comunicões que podem ser  mal interpretadas e que incentivam à violência.

Aos órgãos implicados no processo eleitoral pede uma condução com maior responsabilidade, transparência e imparcialidade.

 “E este apelo é extensivo à todos os órgãos da soberania principalmente o  Poder Judicial”, disse o porta-voz do Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade Civil.ANG/JD//SG

Desporto-futebol/União Desportiva Internacional de Bissau perde por 2-1 com  Binar FC mas continua líder isolado da Guiness-Liga

Bissau, 27 Abr 23 (ANG) – A União Desportiva Internacional de Bissau (UIDIB), perdeu por 2-1, no último fim-de-semana com a sua congénere Binar FC mas  continua líder isolado  da Guiness-Liga.

Os restantes encontros da 20ª jornada produziram os seguintes resultados: Sporting Clube da Guiné-Bissau-1/FC Sonaco-2, FC Cuntum-1/São Domingos-1, CDR Gabú-2/FLM. Pefine-1, FC Canchungo-0/Sport Bissau Benfica-0, Sporting Clube de Bafatá-1/FC Pelundo-0, AC Bissorã-1/Massaf Cacine-0, Portos de Bissau-1/Os Balantas de Mansoa-0.

Eis a tabela classificativa da 20ª jornada da prova da Guiness-Liga:

1º-UDIB-40 pts

2º-Sport Bissau Benfica-36 pts

3º-FC Canchungo-34 pts

4º-CDR.Gabú-32 pts

5º-FC Cuntum-30 pts

6º-Sporting Clube da Guiné-Bissau-29 pts

7º-Portos de Bissau-29 pts

8º-FC Sonaco-28 pts

9º-FC Pelundo-28 pts

10º-FLM.Pefine-27 pts

11º-São Domingos-25 pts

12º-Os Balantas de Mansoa-23 pts

13º-Binar FC-21 pts

14º-Mas.Cacine-20 pts

15º-AC.Bissorã-16 pts

16º-Sporting Clube de Bafatá-13 pts.

Para a 21ª jornada estão previstos os seguintes encontros: FLM.Pefine/Binar FC, Sport Bissau Benfica/AC Bissorã, UDIB/FC Cuntum, FC Pelundo/Sporting CGB, Massaf Cacine/FC Canchungo, FC Sonaco/São Domingos, Os Balantas de Mansoa/CDR.Gabú, Portos de Bissau/Sporting Clube de Bafatá.ANG/LLA//SG

 

 

     Saúde pública/SINETSA reafirma seu apoio à atual direção da UNTG-CS  

BISSAU, 27 ABR 23 (ANG) -  O Sindicato Nacional dos Enfermeiros, Técnicos de Saúde e Afins (SINETSA) reafirmou, em nota à imprensa, o seu apoio incondiconal à atual direção da maior central sindical do país, a UNTG-CS, resultante do último congresso.

Por via dessa nota devulgada,quarta feira, à que a ANG teve acesso hoje, o SINETSA declara não ter qualquer alinhamento  com o ex-candidato à líderança da UNTG-CS, Laureano Pereira.

No documento assinado pelo seu presidente Yoio João Correia, a organização que defende os Enfermeiros e Tecnicos da saúde refere  que vai colaborar no combate e responsabilização dos implicados, por qualquer ato de desordem e ingerência de individuos ou entidades que pretendem pôr em causa o normal funcionamento da Central Sindical e das suas estruturas, violando os principios fundamentais no mundo laboral,  nomeadamente, a legalidade e liberdade de organização sindical.

Segundo a nota, essas normas são garantidas na Constituição, nas convenções internacionais e nas leis ordinárias e fazem parte dos direitos fundamentais conquistados ( e irreversíveis) pelos trabalhadores e pelo nosso povo.

Ainda no documento, a SINETSA apela aos demais sindicatos e os trabalhadores em geral, no sentido de continuarem firmes e unidos na luta para evitar qualquer ingerência e possivel pretensão de sequestro da maior Central Sindical, e, consequentemente, lutar pelos seus direitos e interesses. ANG/LPG//SG