quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Crise política



Presidente de República demite Umaro Sissoco Embaló

Bissau, 17. Jan. 18 (ANG) – O Presidente da República exonerou, esta terça-feira, o Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, a pedido deste no dia 12 deste mês.

No Decreto Presidencial para o efeito, José Mário Vaz lembrou que está em curso no país, um processo de diálogo com actores políticos e sociais com apoio de parceiros internacionais, nomeadamente da CEDEAO, com vista a encontrar uma solução que tire a Guiné-Bissau da crise político-institucional em que se encontra.

“É neste contexto que Umaro Sissoco Embaló, Primeiro  Ministro, entregou no dia 12 de Janeiro de 2018, o pedido de demissão do cargo que vem exercendo, ao Presidente da República, José Mário Vaz”, fundamenta o documento assinado pelo Chefe de Estado.
Umaro Sissoco Embaló foi nomeado pelo Presidente da República ao cargo do Chefe do Executivo guineense no 18 de Novembro de 2016, depois de assinatura do “Acordo de Conacri”.

Acto este, que foi aceite pelo Partido da Renovação Social e o “Grupo dos 15” deputados, ao passo que o PAIGC e duas formações políticas, igualmente representadas no Parlamento recusaram, alegando que a escolha de Sissoco Embaló viola o “Acordo de Conacri” e a Constituição da República.

Com o objectivo de tirar a Guiné-Bissau deste impasse político que dura a mais de dois anos, “Acordo de Conacri”, entre outros, a nomeação de um Primeiro Ministro de consenso entre os partidos políticos com assento parlamentar e que esta figura seja, ao mesmo tempo, da confiança do Presidente da República.

ANG/QC/JAM
  

Sem comentários:

Enviar um comentário