segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Pescas



Governo manifesta disponibilidade de apoiar Associação das Empresas de Pesca Industrial

Bissau, 29 Jan 18 (ANG) - O Diretor-geral da Pesca Industrial disse que o governo está disposto a apoiar a Associação Nacional das Empresas de Pesca Industrial (ANEP) na sua luta para a garantia de melhor rendimento da exploração dos recursos pesqueiros, e no abastecimento do mercado interno.

Alcibíades Gomes dos Santos que falava no fim de semana durante a cerimónia de inauguração da Sede Nacional da (ANEP) em Bissau, concordou com as denúncias feitas pelo Presidente da referida Associação sobre as altas taxas cobradas aos operadores do sector.

Aquele responsável prometeu trabalhar para a melhoria da situação dos operadores pesqueiros para que possam exercer as suas atividades com maior tranquilidade no país.
Por sua vez, o Presidente da Associação Nacional das Empresas de Pesca Industrial da Guiné-Bissau Justiniano Gomes sugeriu que o acesso  aos recursos pesqueiros seja  garantido às empresas nacionais mesmo que não desponham de barcos próprios.

Gomes acrescentou  que as empresas que operam no sector se deparam com enormes dificuldades ,sobretudo para a obtenção de licenças de pesca, de certificado de acreditação de produtos junto de autoridades, e disse ainda que são lhes cobradas altas taxas de  juros pelos bancos.

Justiniano ainda indicou  como estrangulamentos,os impostos cobrados para obtenção da licença de pesca, demora na obtenção de um certificado, dificuldades de acesso ao crédito e várias  tarifas pagas aos serviços de Estado, o atraso na assinatura do relatório dos navios após a inspecção dos técnicos dos Serviços e Fiscalização de Actividades Pesqueiras (Fiscap) e da “burocrácia” na assinatura da licença da parte do Ministério das Finanças.

O Presidente da ANEP disse que as referidas barreiras devem ser removidas para facilitar a actividade e contribuir para o desenvolvimento da pesca industrial e na criação de emprego no país.

ANG/LPG/ÂC/SG




Sem comentários:

Enviar um comentário