quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Política


Artur Silva, novo Primeiro-ministro

Bissau, 31 Jan 18 (ANG) – O Presidente da República, José Mário Vaz nomeou terça-feira Augusto Artur António da Silva ao cargo de primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Artur Silva, como vulgarmente se apresenta em público, é diplomata e  dirigente do PAIGC, e já ocupou vários postos ministeriais nos sucessivos elencos governamentais do seu partido.

José Mário Vaz considera a escolha “solução definitiva” para pôr cobro a crise político/institucional que assola o pais há cerca de três anos.

“O Presidente da República encetou inúmeras diligências juntos dos principais actores políticos e sociais e da comunidade internacional que culminaram com a audição dos partidos políticos com assento parlamentar e da reunião do Conselho de Estado”, antecedendo a indigitação de Artur Silva para o cargo, refere o decreto de nomeação.

Artur Silva, que toma posse esta quarta-feira, substitui no cargo o demissionário Umaro Sissoco Embalo e torna-se assim no sexto primeiro-ministro nomeado por José Mário Vaz em três anos da presente legislatura.

Engenheiro de pescas formado em 83 na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Brasil, Artur Silva concluiu os seus estudos pós-universitários em Hull, Inglaterra em 94.

Foi director-geral de vários departamentos do Ministério das Pescas entre 83 a 92 e participou em outras tantas reuniões internacionais sobre as pescas, representando governo da Guiné-Bissau.

O novo primeiro-ministro eh autor de estudos socioeconómico das regiões de Biombo e Bolama/Bijagós e sobre o diagnostico da situação das pescas na Guiné-Bissau.

ANG/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário