quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Cooperação

Oeiras apoia projeto de desenvolvimento da região do Biombo

Bissau,10 Jan 18 (ANG) - A Câmara Municipal de Oeiras vai apoiar um projeto de desenvolvimento na região do Biombo, no âmbito de uma parceria de geminação entre o município português e a região africana, foi terça-feira anunciado.

Segundo um comunicado da Câmara de Oeiras, a formalização deste apoio vai ocorrer na quarta-feira depois de ser assinado um protocolo entre o município de Oeiras (distrito de Lisboa), o Governo Civil da região do Biombo (Guiné-Bissau) e a Organização Não-Governamental UrbÁfrica - Associação para a Cooperação e Desenvolvimento Urbano.

A nota explica que este acordo de parceria «tem como objetivo regular a colaboração» e a participação das partes na implementação do projeto «Biombo, Agir», que resulta de uma candidatura que a região da Guiné-Bissau fez ao programa Europa Aid.

«A celebração deste acordo de parceria vem ao encontro do desejo de fortalecer as relações de cooperação e amizade entre a região de Biombo e o município de Oeiras, suportadas por um processo de geminação, que remonta ao ano de 2001», justifica o município.

A nota refere que este projeto «tem por finalidade contribuir para a coesão social e promoção da boa governação na região de Biombo, mediante o reforço das capacidades das autoridades locais, o diálogo e a cooperação com atores não estatais, com vista à adoção de planos de desenvolvimento local, à eficiência e sustentabilidade das suas ações».

«A presente proposta enquadra-se nas orientações superiores do programa de convite, suportado no contexto de fragilidade da Guiné-Bissau e da importância que a sociedade civil tem na prestação de serviços sociais básicos, respeitante à dinamização de intervenções-suporte de cariz socioeconómico que possibilitem, a prazo, gerar riqueza e emprego para as populações com fracas possibilidades», apontam.

Este projeto vai decorrer na região de Biombo, uma das oito regiões do país, mais o setor autónomo de Bissau, com uma população de cerca de 97.100 habitantes (de acordo com o último censo), distribuídos por uma área de 451 quilómetros quadrados.


 ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário