terça-feira, 29 de março de 2022

Infraestrutuas/“Dentro de 18 meses teremos um aeroporto completamente modernizado”, diz ministro dos Transportes e Comunicações

Bissau, 29 Mar 22 (ANG) - O ministro de Transportes e Comunicações garantiu  segunda-feira que dentro de  18 meses  a Guiné-Bissau vai ter  um aeroporto internacional completamente modernizado.

A garantia foi dada por Aristides Ocante da Silva, que referia ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, de Bissau, após assinatura de um contrato de ampliação e modernização desta infraestrutura  com uma empresa turca denominada SUMMA.

O governante garantiu que depois da modernização do aeroporto internacional, a Guiné-Bissau vai estar a altura de responder as normas internacionais à nível das Organizações Internacionais da Aviação Civil.

“O  contracto foi feito na base de um procedimento, ou seja, depois da construção do aeroporto, a empresa SUMMA vai  explorá-lo e depois fazer a transferência para o governo da Guiné-Bissau”, explicou Aristides Ocante da Silva.

Ocante da Silva disse que a possibilidade de modernizar o aeroporto representa um passo importante, uma vez que permitirá com que o país seja uma referência na sub-região em termos aeroportuários.

O ministro de Transportes e Comunicações  contou que a  modernizar do aeroporto se realiza no quadro  das relações de amizade e  cooperação entre a Guiné-Bissau e Turquia, e  “graças ao esforço e determinação do Chefe de Estado guineense Umaro Sissoco Embaló”.

 “A modernização do Aeroporto Internacional é um investimento muito importante e a sua  obra vai  custar cerca de 90 milhões de  euros”, revelou o ministro.

Segundo o Vice-Presidente da Empresa SUMMA, Iatih Bora  a  empresa SUMMA já construiu vários Aeroportos Internacionais na África incluíndo os aeroportos do Senegal, Niger, Serra Leoa, entre outras.

Iatih Bora considerou de importante o projecto de modernização do aeroporto internacional da Guiné-Bissau, tendo perspectivado um sucesso nos trabalhos que vão fazer num futuro breve, uma vez que, segundo ele, a empresa SUMMA  tem bastante expriência no serviço de inovação de aeroportos.

 Presentes no  acto, estavam  o ministro das Finanças João Aladje Mamadu Fadia , o Secretário de Estado de Tesouro, Ilídio Té e  dirigentes do Ministério dos Transportes e Comunicações.ANG/AALS/ÂC//SG

 

1 comentário:

  1. Bo dibibiba djunta requalificacon de aeroporto de Bubaque pa permite voos charteres , falta de visao ahiai aaaaai. .

    ResponderEliminar