sexta-feira, 4 de março de 2022

VI Congresso do Sinaprof/ Directoria da Campanha de Bungoma Sanhá acusa  Comissão Organizadora de prática de  irregularidades

Bissau, 04 Mar 22 (ANG) – O Director de Campanha do candidato Bungoma Duarte Sanhá acusou hoje, em conferência de imprensa, a Comissão Organizadora do VI congresso do Sindicato Nacional dos Professores de pratica de várias irregularidades na eleição de  delegados para a reunião magna da organização, prevista para o próximo dia 12.

Samori Banjaque sustentou as suas acusações  com alegada “escolha de delegados por indicações da   Comissão”, no lugar de  se efetuar eleições nas bases(escolas), atravéz  de conferências sectoriais.

Outra irregularidade cometida pela Comissão, segundo Samori Banjaque, tem a ver com a diminuição do número de delegados do Sector Autonomo de Bissau, de 100  para 73, distribuidos por cinco zonas.

Acrescntou que, a título de exemplo, oito escolas que compõe a zona 1 vão participar com dois delegados contra os 20, verificados  no V congresso.

Samori revelou ainda que  ao nivel das  regiões,  principalmente a região de Gabu, que se fez representar por 30 delegados, no V congresso do Sindicato, nesta, contará com apenas dois representas, menos 28 pessoas. 

Quanto a notificação que a diretoria recebeu  da Comissão organizadora do congresso, e que excluiu a candidatura de Bumgoma Duarte Sanhà à presidencia do SINAPROF, por não preenchemento dos requisitos exigidos pelos estatutos e regulamento do Congresso, Samori Banjaque disse que a candidatura de Bumgoma Duarte Sanhá reuniu todas as condições exigidas pelos estatutos da organização para concorrer ao cargo do presidente do sindicato nacional dos professores, contrariamente às alegações da comissão.

Banjaque exorta a comissão a recuar da sua posição dando como provado a candidatura de Bumgoma Sanhá, caso contrário pondera entrar com uma previdência cautelar para que situação seja esclarecida.

Bumgoma Duarte Sanhá, enquanto membro da direção, é delegado por inerência, por isso não precisa de ser eleito como delegado para depois se apresentar como candidato à presidencia do SINAPROF.

Samori Banjaque exige  a realização de conferências de bases para eleição dos delagados para o VI congresso do Sindicato, porque, segundo diz, a escolha de delegados  feita viola  o estatuto da organização.

Os professores Bunguma Duarte Sanhã e Domingos Carvalho  são os únicos candidatos à presidência do Sindicato Nacional do Professores, Sinaprof, cuja a eleição serã realizada no âmbito do VI congresso do sindicato, previsto para 12 de Março. ANG/LPG//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário