terça-feira, 21 de outubro de 2025

Costa do Marfim/ CEDEAO e UA enviam missão de observação eleitoral para as presidenciais de 25 de Outubro

Bissau, 21 Out 25 (ANG)  – A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Africana (UA) anunciam a chegada, em 20 de outubro de 2025, de sua missão conjunta de observação eleitoral para a eleição presidencial de 25 de outubro na República da Costa do Marfim.

A missão conjunta visa observar a campanha eleitoral, o processo de votação e a contagem dos votos no dia da eleição. A missão permanecerá na Costa do Marfim até 29 de outubro, de acordo com um comunicado conjunto das duas missões de observação eleitoral.

A convite das autoridades marfinenses, o presidente da CEDEAO, Omar Alieu Touray, e o presidente da Comissão da UA, Mahamoud Ali Youssouf, enviaram uma missão conjunta de observação eleitoral à República da Costa do Marfim.

A missão conjunta é composta por 251 observadores de curto prazo, 187 da CEDEAO e 66 da UA, representando a diversidade geográfica e institucional do continente. Os observadores são oriundos de 28 países africanos e incluem especialistas em administração eleitoral, questões de gênero, gestão de conflitos, segurança, questões jurídicas e constitucionais, e mídia.

A missão conjunta é liderada pelo professor Oluyemi Oluleki Osinbajo, ex-vice-presidente da República Federal da Nigéria, com o apoio de Baboucar Blaise Jagne, ex-ministro das Relações Exteriores da República da Gâmbia, e Mahamat Saleh Annadif, ex-ministro das Relações Exteriores da República do Chade.

A missão é ainda mais fortalecida pela presença do Comissário da CEDEAO para Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Embaixador Abdel-Fatau Musah, do Comissário da UA para Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Embaixador Bankole Adeoye, do Presidente do Painel de Anciãos da UA, Professor Babacar Kanté, e do Embaixador Babacar Carlos Mbaye, membro do Conselho de Anciãos da CEDEAO.

O mandato da missão conjunta é baseado em vários instrumentos da CEDEAO e da UA relacionados a eleições democráticas, bem como em princípios internacionais que regem missões de observação e monitoramento de eleições.

Como parte de seu mandato, a missão se reunirá com autoridades marfinenses, atores políticos, órgãos de gestão eleitoral e os vários partidos e candidatos envolvidos no processo eleitoral presidencial.

Após suas observações, a missão conjunta apresentará sua declaração preliminar em 27 de outubro, às 14h, no Noom Hotel, no Planalto de Abidjan.ANG/FAAPA

  

Sem comentários:

Enviar um comentário