terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Comunicação social


Director Geral do Jornal Nô Pintcha apela resolução do problema dos estagiários

Bissau,08 Jan 19 (ANG) – O Director-geral do jornal Nô Pintcha apela o governo no sentido de resolver com maior brevidade possível o problema dos funcionários estagiários afectos a este órgão de informação estatal.

O apelo foi feito hoje por Simão Abina numa entrevista conjunta que concedeu aos órgãos de informação públicos na qual enumerou várias dificuldades que o jornal Nô Pintcha enfrenta, nomeadamente a falta de materiais, de matérias -primas e sobretudo de recursos humanos.

Nesta entrevista Simão Abina afirmou que se o problema dos estagiários não for resolvido o Nó Pintcha não estará em condições de acompanhar a campanha eleitoral de todos os partidos políticos concorrentes nas próximas eleições legislativas marcadas para o dia 10 de março deste ano.

Simão Abina justifica a sua afirmação com facto de o referido semanário estatal dispor actualmente apenas de quatro jornalistas efectivos e que a maior parte das informações publicadas no jornal é assegurada pelos estagiários que neste momento não estão a auferir do subsídio que  recebiam.

Abina reconheceu o esforço que o Ministério da Comunicação Social está a fazer junto do chefe do executivo para ultrapassar essa situação.

Por isso, apela a resolução do problema dos estagiários para que o seu órgão possa acompanhar de forma geral a campanha eleitoral, e a implementação do orçamento apresentado pelos órgãos de comunicação públicos, ems agosto do ano passado e destinado a cobertura eleitoral inicialmente previstas para 18 de Novembro de 2018.

 “O jornal Nô Pintcha e depara com falta de câmara fotográfica, insuficiência de gravadores de som”, disse o Director geral.

Simão Abina disse que a independência dos jornalistas durante a campanha eleitoral só será  possível se o governo afectar aos órgãos de comunicação social meios materiais, principalmente  viaturas para acompanhar os partidos políticos durante a campanha eleitoral, caso contrário não será possível exigir aos jornalistas o cumprimento das regras que regem a profissão relativamente a isenção.  

ANG/LPG/ÂC//SG




 

Sem comentários:

Enviar um comentário