sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Economia/finanças



Bissau,18 Jan 19 (ANG) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) quer que o Ministério Público (MP) trabalhe na redução da corrupção na Guiné-Bissau porque a governação económica é tão importante para a Guiné-Bissau.

Para o representante do Fundo Monetário Internacional (FMI), Óscar Melhado, a governação económica implica a redução da corrupção para que haja o desenvolvimento.

“Fizemos uma visita ao Procurador-geral da República porque a governação económica é tão importante para o país e implica a redução da corrupção por isso o MP deve procurar o mecanismo de perseguir casos de corrupções na Guiné-Bissau”, sustenta o representante do FMI.

Questionado se há indícios de corrupção na Guiné-Bissau, Óscar remeteu  disse que corrupção existe em todo o mundo por isso solicitou a intervenção do MP em vários casos mas, sem no entanto os identificar.

“Existe corrupção em todos os países por isso a luta contra esta prática não deve ser algo politizado, não deve ser utilizado como ferramenta política de amigos. Estamos atentos  ao trabalho que está a ser feito pelo MP”, refere Óscar Melhado .

Em relação ao apoio do FMI ao MP, Óscar Melhado, que acompanhou a missão do FMI liderado por Tobias Rasmussen, aponta aplicação das leis claras para que o Estado de justiça funcione como  desejado.

“Apoio do FMI é  tão importante ao MP, para que haja alta capacidade e no desenvolvimento económico. Num país que desenvolve deve haver aplicação das leis claras para que o estado de justiça funcione”, disse.

Em Maio de 2018,  Óscar Melhado, tinha denunciado a existência de práticas de “má-gestão e corrupção” em duas empresas estatais (a ARN e a AEGB) tendo pedido  ao primeiro-ministro a tomada de medidas urgentes para se combater essas práticas.
A missão do FMI se encontra de visita à Bissau no quadro de avalição do Programa de Crédito Alargado.ANG/Sol Mansi

Sem comentários:

Enviar um comentário