quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Mensagem à Nação


Presidente da República apela ao voto nas legislativas de Março

Bissau, 02 jan 19 (ANG) - O Presidente  José Mário Vaz, apelou  segunda-feira para o voto nas eleições legislativas de 10 de Março, sublinhando que a vontade que vai ser expressa nas urnas deverá ser factor de estabilidade e unidade.
Convido a todos sem excepção para que no dia 10 de Março de 2019 não deixem de exercer o seu direito de voto, um direito igual para todos, cada cidadão vale um voto, e não votar significa não exercer o direito que a constituição lhe reserva”, afirmou o presidente durante um discurso à Nação, por ocasião do final do ano de 2018.
Segundo José Mário Vaz, votar nas eleições legislativas vai ser “mais fácil” porque todos guineenses têm a “opinião formada sobre os partidos e os dirigentes político-partidários” e de forma “consciente” podem dar o seu voto de confiança à formação política que vai conduzir, nos próximos quatro anos, os destinos do país.
O Presidente reafirmou que em 2019 também poderão ser feitas eleições autárquicas, se for feito um “esforço adicional”.
No discurso proferido aos guineenses, José Mário Vaz salientou também que o resultado das eleições legislativas deve ser um “factor de estabilidade e de unidade e não de contestação e perturbação da paz social”.
O chefe de Estado defendeu que o problema da Guiné-Bissau não está nas pessoas mas sim no sistema político numa clara alusão ao sistema semi-presidencialismo praticado no país.
A propósito, José Mário Vaz defende a realização de um referendo para o povo ecidir sobre essa reforma que considera indispensável par o desenvolvimento da Guiné-Bissau.
O chefe de Estado apelou também aos partidos políticos para terem em conta a lei da paridade para que “haja um justo reconhecimento das mulheres na sociedade”.
A lei da paridade em vigor prevê que 36 por cento de lugares em órgãos de decisão política sejam ocupadas por mulheres.
Aos emigrantes guineenses, José Mário Vaz pediu para regressarem a casa e “darem o seu contributo, pondo o seu conhecimento ao serviço do país”.ANG/Angop


Sem comentários:

Enviar um comentário