sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Política


Botche Candé anuncia apoio ao PRS nas legislativas de 10 de março

Bissau,11 Jan 19(ANG) – Botche Candé, actual Conselheiro do Presidente da República para a Segurança Interna e Externa anunciou quinta-feira o seu apoio ao Partido da Renovação Social(PRS) nas próximas eleições legislativas agendadas para o dia 10 de Março do corrente ano.

Botche Candé anunciou a sua intenção num comício popular realizado no Espaço Verde do Bairro de Ajuda, em Bissau perante milhares de apoiantes do seu Movimento Político.

“Estamos aqui hoje para anunciar que nós membros do Movimento José Mário Vaz e Botche Candé vamos apoiar politicamente, tecnicamente e juridicamente o Partido da Renovação Social nas próximas eleições legislativas”, anunciou Botche Candé ladeado do Presidente do PRS Aberto Nambeia.

Candé afirmou que os motivos que nortearam a sua tomada de decisão têm a ver com a decisão de sua expulsão do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Botche Candé e outros dirigentes foram expulsos do PAIGC por alegada violação dos estatutos do partido.

“Nós como políticos não podemos ficar sentados sem fazer o nosso trabalho e para o efeito decidi voltar ao PRS”, explicou.

Botche Candé afirmou que o PRS nos últimos anos actuou como uma formação política que soube unir os guineenses sem raça, cor, religião optando por uma postura de salvar a governação do país.

“Os sucessivos governos que passaram no país durante a crise política foram salvos pelo PRS. E a partir de hoje vamos estar ao lado do partido que pensa de forma positiva para a vida das pessoas e sobre o país em geral”, disse.
Afirmou que nas próximas legislativas vão procurar um primeiro-ministro que  estará em sintonia com o Presidente da República de forma a garantir uma estabilidade governativa no país.

Abordado pela imprensa para comentar o regresso de Botche Candé ao PRS, Alberto Nambeia qualificou-o de um homem sábio no mundo político devido as suas inteligências naturais.

“Todos os guineenses conhecem as características de Botche Candé como político e quando decidiu apoiar o PRS não temos grandes comentários a fazer se não dizer obrigado pela sua opção”, elogiou o Presidente dos Renovadores.

Após o anunciou do seu apoio ao PRS, Botche Candé ladeado do Presidente do Partido da Renovação Social (PRS), o seu secretário geral Florentino Mendes Pereira de mãos dadas se dirigiram ao Supremo Tribunal de Justiça onde  depositaram  a lista de candidatos  ao deputado.

Em declarações à imprensa após deposição das candidaturas, Florentino Mendes Pereira disse que, com o acto, o partido não só está pronto para participar nas próximas eleições legislativas mas também  confiante na sua vitória no dia 10 de Março. 

Afirmou que  constam na lista apresentada ao Supremo Tribunal de Justiça nomes dos elementos do Movimento Botche Candé bem como de outros Movimentos que se juntaram aos renovadores. 

“Continuamos ainda abertos para qualquer apoio político com vista a um futuro de entendimento pós eleitoral”, disse Mendes Pereira.

O secretário-geral do PRS sublinhou que o seu partido defende a revisão da Constituição para clarificar as competências e diminuir os conflitos inter institucionais que tem sido a base de desentendimentos entre a classe política. 

ANG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário