sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

RDC


Tshisekedi toma posse com novo presidente
Bissau, 25 jan 19 (ANG) -  Félix-Antoine Tshisekedi Tshilombo, tomou posse esta quinta-feira, em Kinshasa, como presidente da República Democrática do Congo (RDC), na sequência das eleições gerais de 30 de Dezembro de 2018.
Tshisekedi foi proclamado pelo Tribunal Constitucional vencedor das eleições presidenciais com 38,57 % dos votos,  derrotando os mais de 10 outros candidatos, incluindo o seu principal rival Martin Fayulu Madidi (34,85%) e o candidato governamental, Emmanuel Ramazani Shadary (23,84%), na terceira posição.
O novo chefe de Estado da RDC, eleito para um mandato de cinco anos renováeis uma única vez, prestou juramento diante do presidente Tribunal Constitucional.
Aos 55 anos, Félix Tshisekedi torna-se oficialmente o 5º presidente da história da República Democrática do Congo (RDC), ao substituir Joseph Kabila.
Na sua alocução, o estadista recém-eleito repetiu três vezes: "algo não está bem".
A transmissão em directo da cerimónia pela estação Congolese National Radio Television (RTNC) foi  temporariamente suspensa.
Segundo o comentário da RTNC, o presidente da República Democrática do Congo teve um desconforto.
Momentos depois, Félix Tshisekedi retomou o seu discurso de investidura no Palácio da Nação.
Félix Tshisekedi, saudou  o compromisso político do candidato Martin Fayulu Madidi, durante o seu discurso.
“É esta também a ocasião para exprimir o nosso profundo respeito ao nosso irmão Martin Fayulu com quem tivemos este combate político há vários anos. O engajamento deste verdadeiro soldado do povo, é um exemplo para a vitalidade da nossa democracia e a responsabilidade cívica de cada congolês”, declarou Félix Tshisekedi.
Apesar da decisão do Tribunal Constitucional que confirma a vitória de Félix Tshisekedi, o opositor Martin Fayulu continua a contestar os resultados das presidenciais. ANG/Angop



Sem comentários:

Enviar um comentário