quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Caso menina queimada


Associação de Empregadas Domésticas ameaça realizar uma marcha de protesto  para exigir justiça 

Bissau, 10 Jan 19 (ANG) – A Associação das Empregadas Domésticas ameaça promover  uma marcha pacífica no dia 15 do corrente mês para exigir a justiça contra os violadores dos  direitos dos seus associados.

A informação foi avançada  pelo  presidente da referida associação, Sene Bacai Cassamá hoje em entrevista exclusiva à Agência de Notícia da Guiné(ANG) sobre o caso da menina de 14 anos que foi queimada recentemente pela mestra por, alegadamente, ter deixado cair  uma criança.

“Se verificamos, nos últimos dois meses, registaram quatros casos de violações dos direitos das empregadas domésticas: dois casos de queimadura, uma sofreu lesões graves no ouvido e outra foi-lhe cortado  um dedo”, disse aquele responsável.

Sublinhou que a menina recém-queimada, não foi propriamente uma empregada doméstica mas sim uma “menina de criação”, tendo explicado que a associação assumiu o caso por motivo de a menina pertencer a categoria dos trabalhadores domésticos.

De acordo com Sene Bacai Cassamá o estatuto da associação das empregadas domésticas não salvaguarda  apenas assuntos de empregadas, mas também de diferentes pessoas que fazem trabalhos domésticos.

“A autora do último crime já se encontra em detenção preventiva, o seu marido não foi detido  mas  está sob  observação da justiça e foi lhe retirado o documento com a finalidade de evitar situações de fuga  ao estrangeiro”, explicou Cassamá. 

“Os médicos estão a dizer simplesmente que a menina está fora do perigo, mas isso não é normal uma vez que eles carecem de meios para melhorar as cicatrizes, enquanto que no estrangeiro ou melhor em Portugal a vítima receberá melhor tratamento”, disse.

O presidente da organização de empregadas domésticas disse estar indignado com o comportamento das organizações de  defesa dos direitos das mulheres e crianças por não  estarem empenhados na defesa da menina vítima de queimadura.   
ANG/AALS//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário