sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Diplomacia


Novos embaixadores entregam Cartas Credenciais  

Bissau, 18 Jan 19 (ANG) – Os novos embaixadores  da Alemanha, Cabo-Verde, Burkina Faso e da Federação Suíça, residentes em Dakar, entregaram  quinta-feira, as suas cartas credenciais ao Presidente da República José Mário Vaz.

A saída de audiência, o novo embaixador de Cabo-Verde Inácio Felino de Carvalho disse que está prevista para 2020 a abertura de uma embaixada de Cabo Verde na Guiné-Bissau.

“Os dois países sempre foram amigos, e  cultivaram longa história comum, pelo que  não têm como andarem afastados um do outro”, disse.

Relativamente a esperada visita do Presidente Cabo-verdiano à Guiné-Bissau em Fevereiro do ano em curso, Inácio Felino de Carvalho salientou que neste momento, o seu país está a liderar a Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), acrescentando que é neste sentido que o Chefe de Estado cabo-verdiano vai desencadear uma visita á todos os países da Comunidade começando pela Guiné-Bissau.

Por seu turno, a Embaixatriz da Federação Suíça, Marion Weichelt Krpski disse que falou com o chefe de Estado guineense sobre as próximas eleições legislativas marcadas para  10 Março deste ano, cuja realização  considera importante para a estabilidade do país.

Weichelt Krpski acrescentou que abordaram com José Mário Vaz  a continuidade da cooperação entre os dois povos, e  sobre a abertura da embaixada da Guiné-Bissau na Suíça, como forma de poder ter um representante permanente, que irá se engajar da resolução dos assuntos do país.

De igual modo, o embaixador da Alemanha, Stephan Roken disse que o seu país, enquanto  parceiro da Guiné-Bissau, está interessado em saber o que está por detrás da crise política que se verifica no país ao longo do tempo.

“Esperamos que as próximas eleições agendadas para o dia 10 de Março, corram de forma desejada, para que a nossa cooperação possa manter firme, a fim de, juntos, promovermos o desenvolvimento sustentável para a Guiné-Bissau,” assegurou o Stephan Roken.

Entretanto, a última entrega foi feita pelo Embaixador da República de Burkina Faso, Jacob Ouedrogo, que depois da entrega da carta credencial ao Presidente da Guiné-Bissau José Mário Vaz, revelou que o seu país está desposto a manter a sua relação com a Guiné-Bissau, e ao mesmo tempo cooperar em todos os domínios.

“Podemos ter bastantes assuntos em comum para nos cooperar uma vez que pertencemos as mesmas organizações sub-regionais que são a CEDEAO e a UEMOA. Por isso, espero que tudo corra bem no próximo sufrágio agendado para o ano em curso,” disse o diplomata burquinabê que ainda revelou que os dois países prevêm para o próximo ano a realização de uma reunião de comissão mista para se identificar as áreas de cooperação a desenvolver. 

ANG/LLA/ÂC//SG

        
              
    

Sem comentários:

Enviar um comentário