quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Economia


Governo divulga coletânea de estudos económicos 2017 

Bissau, 10 Jan 19 (ANG) – O governo através do Direção-geral da Previsão e Estudos Económicos (DGPEE), divulgou esta quinta-feira coletânea dos estudos econômicos do ano 2017.

Na abertura da cerimónia, o Secretário de Estado de Orçamento e Assuntos Fiscais, João Alberto Djata, disse que a coletânea ora divulgada foi produzida integralmente pelos quadros nacionais num contexto em que a tendência é valorizar a competência oriundo de fora.

João Alberto Djata reconhece que o país dispõe de recursos humanos que, devidamente aproveitados, enquadrados e motivados, podem gerar soluções científicas capazes de tirar a economia nacional da situação em que se encontra.

O governante disse que não pretende afirmar que a coletânea divulgada possa constituir um conjunto de lições dogmáticas sobre o tema da economia nacional, mas que acreditar que há gente capaz de redirecionar o rumo da economia guineense, a partir de um trabalho árduo e dedicado.

Disse que os técnicos nacionais devem ser valorizados, dando-lhes meios e condições de trabalhos condignos para continuarem a apontar a sociedade os melhores caminhos a trilhar e aos políticos as decisões e opções mais acertadas.

Apelou aos estudantes a continuarem a ser portadores do saber e multiplicadores do conhecimento e de valores que outrora a sociedade defende. 

Por sua vez, o representante do Fundo Monetário Internacional no país, Óscar Melhado disse que o país se desenvolve quando tem a capacidade de fazer os seus quadros técnicos a terem habilidade, capacidade e honestidade.

 Acrescentou que a boa política não se faz com a emoção, mas sim com o trabalho rigoroso que se faz com dados e análises, esperando que esse tipo de trabalho seja posto na área da educação e saúde. 

A coletânea traz análises de questões de Tarifa Exterior Comum, da evolução das receitas, das despesas, das finanças públicas, entre outras.

Ainda na cerimónia foram homenageados dois professores do Departamento da Economia, da Universidade Lusófona da Guiné, nomeadamente, Armando Nhaga e Maria da Conceição, em reconhecimento dos seus trabalhos.

ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário