quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Eleições Legislativas


Sociedade Civil preocupada com eventual participação do Movimento de Apoio ao Jomav nas disputas partidárias 

Bissau, 10 Jan 19 (ANG) – O Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil (MNSC) revelou quarta-feira as suas preocupações em relação a uma possível participação do Movimento de Apoio ao Presidente da República nas disputas políticas partidárias nas próximas eleições legislativas marcada para 10 de Março do ano em curso.

Citado pela TGB, Fodé Caramba Sanhá que falava no acto do cumprimento de novo ano ao Chefe de Estado guineense acrescentou que, se se confirmar esse cenário, estar-se-á perante “um desajuste da função do Presidente da República” num sistema político semipresidencialista.

“Nesta perspectiva, gostaríamos de aproveitar este fórum de cumprimento de novo ano para exortar o Chefe da Nação no sentido de preservar a sua equidistância aos interesses políticos partidárias, em especial para as eleições marcadas para 10 de Março de 2019”,disse.

Dois movimentos de apoio: um do Chefe de Estado e outro do seu Conselheiro para a Segurança, Botche Candé, decidiram recentemente, após uma fusão, revelar o partido a apoiar nas próximas legislativas de Março próximo. Depois de revelar que apoiaria o PRS, o grupo voltou a dividir-se tendo uma parte decidido apoiar o partido Madem G 15.

Mudando de assunto, Fodé Sanhá denunciou violações sistemática dos Direitos Humanos à todos os níveis, indicando, a título de exemplo, que milhares de crianças continuam a ser privados dos seus direitos fundamentais relativamente ao acesso à educação, mulheres de meninas vitimas de mutilação genital feminina, casamento precoce e forçado e violações domésticas.

“O povo guineense continua a se deparar com problemas de acesso à água potável, saúde, e o aumento galopante do nível da pobreza, associado à degradação das infra-estruturas sociais, sem falar da alta taxa da mortalidade materna-infantil, alto grau de desemprego e fornecimento irregular e altamente deficiente da energia eléctrica “,enumerou o Presidente do MNSC.

Caramba Sanhá frisou ainda que apesar de os jovens constituírem a maioria da população do país, continuam sem qualquer tipo de apoio por parte do Estado.

ANG/MSC/ÂC//SG




Sem comentários:

Enviar um comentário