quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Eleições Legislativas


Sociedade Civil entrega ao Chefe de Estado o “Pacto de Estabilidade” 

Bissau, 16 Jan 19 (ANG) – O Presidente da Comissão para a Paz e Reconciliação Nacional (CPRN), disse que o Movimento da Sociedade Civil  entregou ao Presidente da República o dossiê do Pacto de Estabilidade Eleitoral. 

Domingos da Fonseca que falava aos jornalistas logo após  um encontro com José Mário Vaz, disse que o documento deve servir como fundamento para que todos os actores políticos, sociais, religiosos e tradicionais da Guiné-Bissau  digam  “basta de instabilidade política no país”.

“Depois das eleições, o partido vencedor deve ser deixado governar até ao fim do seu mandato e depois o povo que o escolheu nas urnas pode o julgar ”, explicou.

Afirmou que querem uma estabilidade duradoura para o país à semelhança dos outros no mundo e que,se cada guineense não sentir este compromisso como o sangue que corre nas suas veias, a Guiné-Bissau nunca  vai sair da situação em que se encontra.

“Ou seja, a estabilidade é a pedra angular e o motor catalisador para garantir o início do processo de desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau “,frisou.

Questionado sobre  como é que será feita o referido pacto entre os actores sociais, respondeu que uma vez entregue o documento ao Governo e a Presidência da República, o mesmo  vai ser igualmente entregue à todas as forças vivas do país e depois vai-se marcar uma data para a sua assinatura entre todas as forças vivas da Nação, para que depois possam cumprir e serem responsabilizados.

Fonseca que é também páraco  na missão católica frisou que o objectivo é depois de sair desta situação, que o país arranque de uma vez rumo ao desenvolvimento, para que haja água potável, escolas, hospitais, boas estradas e energia eléctrica.

Perguntado se será fácil convencer principalmente os políticos a assinar o documento em causa Domingos da Fonseca, questionou que, se foi possível em outros países porque não na Guiné-Bissau, acrescentando que  “são homens como nós, mas tudo vai depender da força de vontade”, tendo aconselhado aos políticos a repetirem no seu intimo o titulo do documento sobre pacto de estabilidade.

O Presidente da República recebeu igualmente a representante regional do Alto Comissariado para Refugiados, que veio agradecer a Guiné-Bissau pela generosidade de  acolher os refugiados Senegaleses no país e os ter dado a nacionalidade guineense. ANG/MSC/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário