sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Eleições Legislativas


Governo promete criar condições aos órgãos públicos de informação para cobertura eleitoral

Bissau, 18 Jan 19 (ANG) – O Primeiro-ministro afirmou quinta-feira que o Governo tudo fará para colocar a disposição dos órgãos públicos da comunicação social, os meios necessários para a cobertura jornalística da Campanha Eleitoral.

Aristides Gomes falava numa reunião ordinária do Conselho de Ministros em que respondeu às  preocupações do Ministro da Comunicação Social sobre falta de meios para a cobertura eleitoral nos órgãos públicos.

Garantiu  que as condições serão criadas, tendo lançado um apelo no sentido de serem observados com rigor, os princípios da isenção, da autonomia e de imparcialidade no tratamento de notícias em todos os órgãos públicos e em particular na Televisão da Guiné-Bissau (TGB).

Na parte legislativa, o Conselho de Ministros deliberou, entre outros, aprovar a Convenção Geral relativa ao reconhecimento e a equivalência de diplomas, graus, certificados e outros títulos bem como aprovar o Acordo de Cooperação em matéria de Policia Criminal nos Estados membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e validar as alterações introduzidas aos Estatutos de Empresa da Electricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB).

Segundo o  comunicado à que a ANG teve acesso, o Conselho de Ministros instrui as autoridades competentes para a estrita e rigorosa observância da legislação aplicável em matéria de segurança para os detentores de cargos políticos, tendo em conta o aproximar das eleições agendadas para 10 de Março.

Em relação à nomeações, o Conselho de Ministro deu a sua anuência a nomeação de Luís Ulundo Mendes para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Caju (ANCA), e  de José Braima Dafé, como primeiro vogal.

Para  a Direcção-geral da Identificação Civil, Registos e Notariado foi nomeado Hélder Romano Cruz Vieira.

Para o Ministério das Obras Públicas, Construções e Urbanismos, Ibraima Djalo foi nomeado- Inspector-geral, Osvaldo Monteiro Carvalho Abreu nomeado como Director-geral de Infra-estruturas e Transportes, Ildo Baticã Ferreira- Director – geral de Habitação e Urbanismo.

Na Secretaria de Estado do Ambiente, Abílio Rachid Said é o novo Presidente do Conselho de Gestão do Fundo de Ambiente.

O comunicado informa que em consequência destas novas nomeações, é dada por finda a missão de serviço, nos mesmos cargos dos anteriores titulares.

ANG/MSC/ÂC//SG






Sem comentários:

Enviar um comentário