segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

FIFA


Presidente Infantino diz que segue atentamente gestão de fundos disponibilizados pela aorganização

Bissau, 07 Jan 19 (ANG) – O Presidente da Federação Internacional das Federações de Futebol (FIFA), Giovanni Infantino, disse hoje à saída da audiência com o Presidente da Republica da Guiné-Bissau, que a sua instituição está a seguir atentamente a gestão das verbas disponibilizadas para a Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB).

O Presidente da FIFA declarou ainda que a sua instituição vai trabalhar com actual direcção da Federação de Futebol da Guiné-Bissau para saber da forma como foi gerido os fundos anuais disponibilizados para o futebol guineense.

De acordo com o Chefe máximo da FIFA, o encontro com Presidente guineense serviu para partilhar  o que o futebol pode mudar positivamente para o país.

Infantino procurou saber dos efeitos da  participação da seleção nacional no último Campeonato das Nações Africanas (CAN), para confirmar a força e a mudança que o futebol traz para uma nação.

Disse ainda que  a FIFA juntamente com a Federação de Futebol guineense constataram a necessidade de haver mais  infra-estruturas de futebol para o pais, mais recursos humanos capacitados, um Estádio Nacional de grande capacidade que irá orgulhar o povo guineense e desenvolver o futebol local.

"Com apoio demonstrado pelo governo e a Presidência da República, estou convicto de que este projecto vai ser concretizado, porque este pais precisa de mais e mais infra-estruturas de futebol" disse Giovanni Infantino

Ainda este responsável exorta os guineenses a apoiarem o futebol, mesmo não jogando, mesmo não dirigindo instituições de futebol porque, segundo ele, “o mais importante é viver o futebol”.

Disse  que a Guiné-Bissau demonstrou vontade e coração neste sentido e confirmou isso na sua participação no CAN 2017, frisando que estes sinais vão tornar o país num exemplo de desenvolvimento do futebol.

A FFGB enfrentou no ano passado em forum judicial, várias acusações de  má gestão de fundos disponibilizados pela FIFA cujos os processos  não resultaram em nenhuma condenação. Fontes ligadas à FFGB disse a ANG que os processos ligados à essas acusações foram todos arquivados por falta de provas.

Por sua vez, o Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau FFGB, Manuel Irenio Nascimento Lopes (Manelinho), disse que o atual presidente da FIFA já tem voto antecipado do país para a sua reeleição na liderança máxima de futebol mundial.

 Manelinho qualifica esta visita de Giovanni Infantino, de um "símbolo eterno", porque representa a primeira  visita de um responsável máximo da FIFA à Guiné-Bissau.

Questionado sobre o projecto de desenvolvimento do futebol local, o Presidente da Federação de Futebol Guineense, disse que o projecto está em elaboração e sincronização, e que assim que tudo estiver pronto será partilhado com o público através dos média.  
ANG/CP/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário