sábado, 12 de janeiro de 2019

Eleições legislativas


Comissão Nacional de Eleições recebe materiais para realização do escrutínio 

Bissau, 12 Jan 19 (ANG) – A Comissão Nacional de Eleições8CNE) recebeu quinta-feira do  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lotes de materiais para a realização das eleições legislativas marcadas para o próximo dia 10 de Março.

Os materiais entregues são, entre outros, 440 urnas e respectivos selos de segurança,462 tampas para as urnas,3.100 cabines de votação 11.542 frascos de tinta indelével e materiais consumíveis para 3.100 mesas de assembleia de votos.

Citado pela Rádio “Africa FM”, o representante adjunto do PNUD, Gabriel Davas disse que o acto mostra que a CNE está preparada, de ponto de vista material, para a realização das eleições legislativas marcadas para Março de 2019, restando apenas os materiais eleitorais sensíveis, casos de boletins de votos que serão fornecidos por outros parceiros, neste caso por  Portugal.

“Este acto encoraja aos cidadãos em geral e a classe política, em especial, para se prepararem rapidamente para as eleições. O acto que se vai seguir a entrega destes materiais comtempla outros apoios do PNUD a CNE que inclui a assistência técnica nas áreas de coordenação do processo logístico e operações dos processos eleitorais, a nível central e das comissões regionais de eleições “, explicou Gabriel Davas.

Por seu turno, o Presidente da Comissão Nacional de Eleições José Pedro Sambu disse que os materiais recebidos vão colmatar as insuficiências registadas e garantir a realização das eleições com o  sucesso que se prevê.

Segundo ele, com a recepção dos materiais a CNE vai redobrar cada vez mais os seus esforços no sentido da observância integral do cronograma eleitoral e consequentemente traduzir o dia 10 de Março, dia das eleições legislativas, numa realidade.

“O país vive numa encruzilhada e que tem comprometido o processo regular do seu desenvolvimento, por isso, torna-se urgente a conjugação de esforços de todas as partes envolvidas no processo para que o objectivo preconizado se concretize em prol dos superiores interesses da nossa administração eleitoral  a do nosso povo”, desejou.

Sambu frisou ainda que o acto é uma mera formalidade e  que as acções paulatinas serão justificadas pelos êxitos resultantes duma união da dinâmica da gestão do brio profissional rumo as eleições livres, justas, isentas e credíveis.
 ANG/MSC/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário