sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Ensino superior


Universidade “Colinas de Boé” inaugura biblioteca Fafali Koudawo 

Bissau, 25 Jan 19 (ANG) - A Universidade “Colinas de Boé” inaugurou na quarta-feira a Biblioteca, Fafali Koudawo, em homenagem a este falecido docente, que foi  reitor daquela instituição universitária.

Na ocasião, o actual reitor da referida universidade, Pedro da Costa disse que  Fafali Koudawo, falecido em 2015 era um homem que exaltava o desenvolvimento científico como via para a progressão de qualquer que seja país.

“É através do conhecimento científico e através das universidades  que podemos construir o futuro do nosso país. Assim sendo,  há necessidade de se investir no ensino superior com a finalidade de mudar o rumo das coisas”, defendeu Pedro da Costa.

O actual reitor da Universidade Colinas de Boé acrescentou que acreditar do desenvolvimento de conhecimento científico significa igualmente pautar pelo desenvolvimento e progresso da Guiné-Bissau.

Para o membro fundador da Universidade Colinas de Boé, João José Silva Monteiro (Huco), Fafali Koudawo era um homem de sabedoria e que fazia tudo na base do conhecimento científico.

Monteiro sublinhou que Fafali Koudawo será o eterno reitor daquela instituição universitária e que apesar de ter completado quatro anos do seu desaparecimento físico, continuará sempre nas memórias das pessoas, devido os conhecimentos que transmitiu para sociedade guineense em geral e também devido ao seu esforço em consolidar a paz no país.

Por sua vez, o secretário de Estado das comunidades, Queba Banjai lançou um apelo aos estudantes da universidade no sentido de seguirem os ideiais  de Fafali Koudawo.

“Actualmente se verifica a questão da concorrência, por isso, é necessário que cada um aproveite no máximo a sua formação para que no futuro possa mostrar o que realmente aprendeu, e também para que possa dar a sua contribuição ao desenvolvimento da nação”, disse Queba Banjai.

Fafali Koudawo foi um cidadão de origem togolesa que decidiu escolher a Guiné-Bissau como seu segundo país . Foi  director do Projecto Voz de Paz, historiador, reitor da Universidade Colinas de Boé, director de Jornal Kansaré, comentador de Radio Sol Mansi, professor universitário, entre outras funções. Teve formação em história e ciências política. Falava diferentes línguas dentre as quais: francês, inglês, português e espanhol . ANG/AALS/AC//SG




Sem comentários:

Enviar um comentário