quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Mensagem à Nação


Presidente da República afirma que os problemas do país residem no seu sistema de governação

Bissau,03 Jan 19 (ANG) – O Presidente da República afirmou que os problemas da Guiné-Bissau não são as pessoas mas sim o sistema de governação.

Em mensagem à nação por ocasião do Novo Ano, José Mário Vaz disse que o sistema actual terá de mudar para dar lugar a um país novo e naquele que inspirou os pais fundadores da República, forjada na luta armada contra o colonialismo.

“As eleições legislativas sem reformas não representarão a solução mágica para os problemas políticos na Guiné-Bissau. Após as eleições, impõe-se uma nova agenda nacional. É fundamental a reforma constitucional que permita a eliminação de focos de instabilidade institucional e a clarificação do sistema do governo”, aconselhou.

O Presidente da República disse que vamos iniciar um Ano Novo e com ele temos que renovar esperanças e ter a coragem de iniciar uma nova etapa que será marcada por muitas mudanças na vida de todos nós.

“Eu, na qualidade do Presidente da República, convido cada guineense a fazer reflexão sobre os acontecimentos que marcaram a nossa vida em 2018. Olhemos para as nossas acções para com os próximos e retiremos as conclusões de forma objectiva”, disse.

José Mário Vaz afirmou que em relação à crise político-institucional, não podemos isentar ninguém das responsabilidades que lhe cabe enquanto cidadão, ou seja cada um  de nós tem a sua quota parte de responsabilidade, seja ela dirtecta ou indirecta, seja por acção ou por omissão do dever de participação cívica.

Disse que o ano de 2018 foi marcado fundamentalmente por o país continuar a viver em clima de paz e estabilidade, acrescentando que” todos nós sabemos como é viver sem sobressaltos”.

“O país não conheceu qualquer tumulto ou agitação”, enalteceu.
O chefe de Estado sublinhou que a administração do Estado funcionou com regularidade, a sociedade prosseguiu na sua vida na acalmia e com serenidade, não há registo de violência ou violação de direitos humanos.

Declarou que a actividade económica prosseguiu o seu curso normal, s actividades produtivas conheceram um incremento normal, nomeadamente a produção de arroz e da castanha de caju.

“Demos um passo significativo no sentido de garantir a representação equitativa entre os homens e as mulheres. O parlamento da Guiné-Bissau aprovou uma Lei que garante a quota mínima de 36 por cento de representação das mulheres a nível de cargos eleigíeis”, explicou.

O Presidente da República apelou aos guineenses para que façam do ano de 2019, o da consolidação do poder democrático.

“É chegada a hora de nos entendermos como irmãos e cada um deve colocar todo o seu saber ao serviço do país e do povo. Nem tudo nesta vida é fácil, mas com certeza nada é impossível”, disse o Presidente da República.

ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário