quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Saúde pública


INASA recomenda  mais apoio ao sistema nacional de saúde 

Bissau, 10 Jan 19 (ANG) – O Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) recomendou  quarta-feira ao governo a criação de base de dados estatísticos e apoio ao sistema de saúde na Guiné-Bissau.

As recomendações saíram do ateliê nacional de restituição do “projecto regional de reforço dos sistemas de vigilância das doenças na África Ocidental”, encerradas quarta-feira em Bissau, e que foram lidas por Pio Tavares, responsável regional de saúde de Bolama.

O INASA pediu aquisição de materiais de gestão e controlo de qualidade ao nível da sub-região para fazer fasse a importação de produtos alimentares de origem dúvidosa.

A elaboração de planos de incrementação das actividades a nível nacional em colaboração com parceiros, validação dos protocolos operacionais de vigilância, das respostas e melhoraia da política nacional dos laboratórios foram  outras recomendações produzidas no referido ateliê. 

Na ocasião  o presidente do INASA, Dionísio Cumba disse que todas as recomendações saídas do ateliê vão permitir ao INASA  implementar um conjunto de componentes na área de vigilância, sobretudo nos laboratórios que têm falta de meios materiais para que possam dar respostas necessárias.

Questionado sobre a continuidade de formação e reciclagem dos técnicos para a manutenção dos equipamentos dos 10 laboratórios respondeu que é um dos indicadores para aumentar o número de técnicos de medicina electromedical.

Cumba reconheceu  que os equipamentos sofisticados que actualmente existem nos laboratórios e nos hospitais precisam de manutenção regular.  
ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário