terça-feira, 28 de março de 2023

Assistência alimentar/ Chefe de gabinete do PR promete maior transparência na distribuição do arroz doado pela China

Bissau, 28 Mar 23(ANG) – O Chefe de gabinete do Presidente da República  Califa Soares Cassamá prometeu esta, terça-feira, que a distribuição dos 21 mil sacos de arroz doados pela República Popular da China vai decorrer na maior transparência possivel.

Em declarações à imprensa, após proceder à entrega de arroz aos administradores das regiões de Gabu e Bafatá,  Soares Cassamá disse que o arroz vai ser distribuido  em oitos regiões administrativas do país, incluindo o Setor Autónomo de Bissau e que  a disdribuição será equitativa, ou seja, em conformidade com o número da população de cada região.

Cassamá pediu a colaboração de todos na denúncia da venda ilegal dessa remessa de arroz,  no mercado ou em qualquer lugar, caso se verificar.

“ A nível das regiões, foi decidida a criação de  comissões regionais de distribuição, composta  pelos governadores das regiões, administradores setoriais, chefes de secções, das tabancas, autoridades tradicionais e organizações da sociedade civil, acompanhados da Polícia Judiciária e agentes de Serviço de Informação de Segurança ”, disse Califa Soares Cassamá.

Por sua vez, e em representação do embaixador da China, Li Feng disse que o donativo representa uma assistência alimentar ao povo guineense na luta contra a fome.


 Li Feng destacou na ocasião os projetos em curso com financiamento da República Popular da China, nomeadamente a  construção da autoestrada aeroporto/Safim, o Porto de pesca de Alto Bandim e  a reabilitação da Assembleia Nacional Popular.

Li Feng disse que  existem outras ações que diz serem “cooperações frutuosas” entre a China  e Guiné-Bissau nas áreas agrícolas, saúde, infraestruturas e outras, tudo “para ajudar o povo guineense”.

Em nome dos governadores  regionais Luís Olundo Mendes, Governador da Região de Caheu, dirigindo-se  ao governo,   Chefe de Estado e ao Conselheiro político do  embaixador da China no país, declarou que essa remessa de  arroz  será entregue ao seu destinatário,e que a distribuição será feita  através das comissões  criadas para o efeito na respetivas regiões e setores.

“Nenhum saco de arroz será desviado”, prometeu Olundo Mendes.

Remessas anteriores de arroz, doadas pela China e  destinadas às populações mais carenciadas registaram ,  na distribuição, desvios de grande quantidade para proveitos pessoais. ANG/JD//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário