quinta-feira, 30 de março de 2023

Saúde/Governo promove atelié para  elaboração  do Plano Nacional do Desenvolvimento de Recursos Humanos do setor

Bissau, 30 Mar 23 (ANG) – O Governo, em parceria com a ONG Ação “Ianda Guiné” iniciou hoje um atelié de  análise de contribuições para elaboração do Plano Nacional do Desenvolvimento de Recursos Humanos  da saúde pública, e que terá a duração de dois dias.

Ao presidir o ato de abertura do encontro, o representante do ministro da Saúde Pública, Abú Camará disse que a atual liderança do Ministério da  Saúde Pública está focalizada na preparação dos recursos humanos.

 “O ministro recomendou-me a pedir, a todos os participantes, que se envolvem na discussão, e para darem as suas contribuições, durante os dois dias do encontro, como forma de encontrar soluções que no final de tudo, possam servir, como elementos que irão ajudar a estruturação dos recursos humanos no nosso setor”, reforçou Abú Camara.

Segundo  Vânio Moreira, Coordenador da Acção “Ianda Guiné”,  a ideia de promover o atelié que envolve os diferentes técnicos de saúde é  criar um consenso a volta de todos os dados da existência de recursos humanos que trabalham no  ministério.

Acrescentou  que o evento visa a elaboração de um documento que irá ajudar o ministério a gerir e coordenar melhor o seu setor no que concerne os recursos humanos.

De acordo com o Coordenador da Acção “Ianda Guiné”, em 2017, a sua organização e o Governo, haviam feito a recolha de dados de recursos humanos em 148 estruturas de saúde do país, como forma de se inteirar melhor do real funcionamento do setor.

“Não foi uma tarefa fácil mas podemos dizer que o balanço foi positivo, porque conseguimos identificar a problemática que o setor tem nessa altura. Agora é preciso o envolvimento de todos os atores , para enriquecer ainda mais o trabalho já feito”,, disse Vânio Moreira.

Segundo as explicações do Coordenador, o projecto “Ianda Guiné” no final de todos os trabalhos realizados para o reforço do Sistema de Saúde na Guiné-Bissau, fornecerá ao Governo através do Ministério da Saúde, uma ferramenta informática que irá monitorar se realmente o exercício do plano alcançado neste encontro está a ser implementado.

“A mesma ferramenta permitirá que o Ministério da Saúde Pública tenha mais controlo  do seu pessoal, onde estão localizados, se estão ou não a trabalhar, e assim como identificar os funcionários já na idade de reforma, automaticamente”, explicou Moreira.ANG/LLA/ÂC//SG            

Sem comentários:

Enviar um comentário