terça-feira, 21 de março de 2023

Dia Mundial de Poesia/Ator Atchos Press diz haver grandes avanços na  produção litéraria no país

Bissau 22 Mar 23 (ANG) – O poeta, ator  e escritor guineese Jacinto Mango vulgo “Atchós Press” disse hoje que a literatura guineense conseguiu obter grandes avanços na  produção e publicação de livros, sobretudo sobre poesias, nos últimos 10 anos.


Atchos Press  falava em entrevista exclusiva à ANG, por ocasião do  Dia Mundial de Poesia que se assinala hoje, 21 de Março.

Salientou que o dia é de grande importância na vida dos poetas, mas também  de reflexão, tendo pedido mais atenção aos profissionais de arte.

Falando do apoio por parte do Estado aos poetas nacionais,  Jacinto Mango disse que é relativo ou seja segundo ele, ao entrar nesta área a pessoa deve perceber que deve ser da sua boa vontade e ter muita coragem, determinação, não esperando retornos, pelo menos de imediato.

 “Apesar de tudo isso, a literatura nacional e a poesia em particular estão no bom caminho, não só em termos de produção, mas também no que tange a qualidade de obras publicadas, e que contribuem na produção literária do país. Um país sem memória é como uma casa sem pessoas lá dentro “,vincou.

Para o ator, uma obra literária  é imortal  e exemplos disso, diz, são as obras dos poetas José Carlos Schwartz, Armando Salvaterra, Jorge Ampa, Hélder Proença e Vasco Cabral.”Já não estão no  mundo dos vivos mas  as suas obras estão ainda presentes e este é a maior riqueza de um poeta, esta fortuna não acaba”, disse.

Atchós Press pede a nova geração de poetas para continuarem no caminho que estão a trilhar,”porque que estão a fazer um trabalho extraordinário usando as novas técnologias de informação para fazer passar os seus poemas enrequecendo a litératura”.

Mango disse ser admirador do poeta Nelson Medina, com as suas obras em criolo e  portugués e elogiou ainda as poemas do falecido Félix Siga.

Jacinto Mango regressou recentemente ao país após conclusão, em Portugal, do curso de  Mestrado em Teatro de Comunidade. ANG/MSC/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário